Manifestações mostram indignação com denúncias de corrupção no governo

Brasília-DF, domingo, 19 de maio de 2024


Brasília, quinta-feira, 3 de dezembro de 2009 - 15:43

CAIXA DE PANDORA

Manifestações mostram indignação com denúncias de corrupção no governo


Fonte: Agência Brasil

Estudantes, professores, sindicalistas, aposentados e simpatizantes se unem em Brasília em diversas manifestações pelo afastamento do governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda, do vice Paulo Octávio, ambos do DEM, e de vários deputados distritais.

Os protestos são uma reação às denúncias de corrupção envolvendo a cúpula do governo, políticos e empresários da cidade.

As manifestações ocorrem por todo o Distrito Federal. A concentração é na Câmara Legislativa onde estudantes, principalmente da Universidade de Brasília, estão acampados e pretendem ficar até o início da sessão desta quinta-feira (3).

Os manifestantes ocuparam as cadeiras e a mesa do plenário, enfeitaram o local com panetones – numa alusão à justificativa do governador que o dinheiro recebido seria para comprar o produto – e espalharam faixas por todos os lados. Um caixão foi colocado no centro do plenário.

A pedido do presidente interino da Câmara Legislativa, Cabo Patrício (PT), os manifestantes prometem suspender o acampamento, no plenário, e manter os protestos do lado de fora do prédio principal da Casa. À noite está marcada uma vigília.

Segundo líderes do movimento, o objetivo é pressionar os parlamentares para que votem favoravelmente ao impeachment de Arruda – há seis pedidos para serem analisados pela Casa.

Porém, a Câmara Legislativa reúne 24 deputados distritais, dos quais 16 costumam votar em favor do governo – portanto a tendência é que rejeitem os pedidos de saída de Arruda.

Há protestos programados em diferentes áreas do Distrito Federal. Ao longo desta quinta-feira, há manifestações em Taguatinga, uma das principais cidades do Distrito Federal, a cerca de 20 quilômetros de Brasília.

Também há manifestações marcadas no Cruzeiro, distante 6 quilômetros da capital, e no centro de Brasília – na Avenida W3 Sul, uma das mais importantes. Há, ainda, panfletagem organizada na Rodoviária de Brasília.

A cúpula do governo do Distrito Federal é acusada de comandar um esquema de corrupção, que envolve pagamento de propina, desvio de verba pública e irregularidades em licitações.

O escândalo foi descoberto pela Operação Caixa de Pandora, da Polícia Federal.

O DEM, partido de Arruda, deu prazo até a próxima quinta-feira (10) para que ele preste esclarecimentos.

No entanto, a tendência, segundo integrantes da legenda, é expulsá-lo. Paralelamente, entidades civis ingressaram com pedidos de impeachment do governador – na tentativa de afastá-lo de forma definitiva do governo.

Saiba quem são as pessoas, partidos e empresas acusadas de participar de esquema no DF









Últimas notícias

Notícias relacionadas



REDES SOCIAIS
Facebook Instagram

Sindicato dos Auxiliares de Administração Escolar em Estabelecimentos Particulares de Ensino no Distrito Federal

SCS Quadra 1, Bloco K, Edifício Denasa, Sala 1304,
Brasília-DF, CEP 71398-900 Telefone (61) 3034-8685
recp.saepdf@gmail.com