Presidente interino da Câmara Legislativa quer que manifestantes desocupem o local

Brasília-DF, domingo, 19 de maio de 2024


Brasília, segunda-feira, 7 de dezembro de 2009 - 16:14

ESTUDANTES PRESSIONAM

Presidente interino da Câmara Legislativa quer que manifestantes desocupem o local


Fonte: Com Agência Brasil e Vermelho

G1

O presidente interino da Câmara Legislativa do Distrito Federal, Cabo Patrício (PT), disse que os estudantes deverão desocupar o plenário da Casa nesta segunda-feira (7).

O pedido de reintegração já foi expedido pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), mas só será executado depois que cessarem as negociações com os estudantes. Deputados distritais passaram a manhã reunidos para discutir a saída dos manifestantes.

"Reconhecemos a força e a indignação dos estudantes, mas é preciso que a Casa esteja vazia para que haja a sessão", ressaltou cabo Patrício.

À tarde, os manifestantes voltam a se reunir para tentar um acordo e definir como desocupam o prédio. Às 17h, está marcado um novo encontro com cabo Patrício.

O presidente interino convocou sessão extraordinária para terça-feira (8), às 10h, para a leitura dos dois processos de impeachment do governador José Roberto Arruda aceitos pela Casa.

Estudantes pretendem continuar mobilização
A ocupação da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) por manifestantes que exigem a renúncia ou o afastamento do governador José Roberto Arruda e de seu vice, Paulo Octávio, ambos do DEM, entrou em seu quinto dia nesta segunda-feira (7).

De acordo com o estudante Raul Cardoso, do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade de Brasília (UnB), cerca de 60 pessoas passaram a noite de sábado para domingo no local e a expectativa é de que mais gente se junte ao grupo durante o dia.

Na tarde de domingo, músicos que apoiam o protesto fizerão shows no interior da Câmara, onde houve também exibição de filmes.

Raul Cardoso disse que os manifestantes têm recebido manifestações de solidariedade não só da população brasiliense, mas também de várias outras partes.

Segundo o estudante, na manhã de domingo, o grupo recebeu uma moção de apoio do Comitê de Solidariedade à Resistência Hondurenha, sediado em Boston, nos Estados Unidos.

"Queremos que a coisa funcione"
Os manifestantes, por sua vez, dizem estar se preparando para resistir a uma eventual ação policial.

"Estamos nos preparando para uma possível reintegração, mas acreditamos que a Câmara não vai querer ficar marcada na história como a que mandou a polícia bater nos manifestantes", disse Cardoso, garantindo que a presença do grupo não impede o funcionamento da Casa.

"Nos momentos em que estava previsto acontecer sessões, nós desocupamos e limpamos o plenário. Nosso intuito é que a coisa funcione, mas como uma parcela considerável de parlamentares aparece envolvida neste lamaçal de corrupção, a ocupação é importante para denunciar esta situação e cobrar respostas efetivas. A Câmara está funcionando perfeitamente, mas há um interesse político para que isso não aconteça, o que é mais uma jogada do governo Arruda", acrescentou.









Últimas notícias

Notícias relacionadas



REDES SOCIAIS
Facebook Instagram

Sindicato dos Auxiliares de Administração Escolar em Estabelecimentos Particulares de Ensino no Distrito Federal

SCS Quadra 1, Bloco K, Edifício Denasa, Sala 1304,
Brasília-DF, CEP 71398-900 Telefone (61) 3034-8685
recp.saepdf@gmail.com