Brasília, terça-feira, 16 de outubro de 2012 - 18:38
ECONOMIA
Juros do cartão de crédito caem após 33 meses de estabilidade
Fonte: Folha de S.Paulo, no Diap
Em resposta à pressão do governo, Caixa e Banco do Brasil anunciaram diminuições de até 40% para o rotativo do cartão de crédito no início de setembro
A sexta redução da taxa de juros média para pessoas físicas neste ano mostrou pela primeira vez uma queda nos custos de uso do cartão de crédito, estável há 33 meses.
A queda reflete o esforço dos bancos públicos para atacar a única linha voltada a consumidores ainda inalterada – entre seis pesquisadas pela Anefac (Associação Nacional dos Executivos de Finanças) – desde a movimentação do setor financeiro para diminuir o custo financeiro no país, iniciado em abril.
Em resposta à pressão do governo, Caixa e Banco do Brasil anunciaram diminuições de até 40% para o rotativo do cartão de crédito no início de setembro. Ambos já haviam forçado mudanças em outros produtos de crédito, como o financiamento de veículos.
Diante do esforço, a taxa média para o cartão caiu de 10,69% em agosto para 10,41% ao mês em setembro, o menor nível desde junho de 2008 (10,4% ao mês), de acordo com a pesquisa mensal da Anefac.
Todas as outras linhas apuradas no levantamento também recuaram no último mês e derrubaram, assim, a taxa média geral para pessoas físicas ao menor nível histórico da pesquisa, em 5,81%, ou 96,93% ao ano.
Esta é a primeira vez que a taxa média fica abaixo de 100% ao ano em toda a série.
A Anefac espera novas reduções nos próximos meses puxadas pela melhora da economia, maior competição no setor e melhora nos índices de inadimplência.
A entidade lembra ainda que alguns cortes para os juros do cartão de crédito já anunciados passam a valer apenas a partir deste mês.
Considerada uma linha de fácil acesso, a modalidade é apontada como grande vilã ao bolso dos brasileiros.
Para evitar uso inadequado, especialistas recomendam que os consumidores não tenham mais de um cartão de crédito e que tentem acompanhar a fatura pela internet para pagar à vista.
Caso a dívida já tenha sido contraída, a dica é trocá-la por uma mais barata, como o crédito consignado.
Últimas notícias
Bolsonaristas articulam PEC contra Justiça do Trabalho e Ministério Público do Trabalho
4/12 - 18:55 |
Brasil mobilizado contra violência às mulheres
4/12 - 18:34 |
Conheça o calendário de atividades do SAEP no fim de ano
4/12 - 18:15 |
CCT garante manutenção de benefícios essenciais e fortalece cuidado com a categoria
1/12 - 13:45 |
Formação e ação: SAEP promove curso para fortalecer a direção sindical
Notícias relacionadas
Isentar quem ganha até R$ 5 mil não é só alívio. É teste de justiça tributária
28/11 - 15:43 |
Emprego cresce, mas o trabalhador continua pobre
26/11 - 20:5 |
10 milhões de brasileiros deixarão de pagar IR a partir de 2026
26/11 - 9:1 |
Mais de 95 milhões de trabalhadores contarão com 13º neste fim de ano
11/11 - 13:32 |
Escala 6×1 vira alvo no Congresso e debate expõe desgaste real dos trabalhadores

