Brasília, quinta-feira, 1 de janeiro de 2009 - 15:4 | Atualizado em: 26 de fevereiro de 2009
EDUCAÇÃO
Reforma da Língua Portuguesa já está valendo
Fonte: Diário do Grande ABC
Entre as principais mudanças, estão a extinção do trema e algumas alteração no uso do acento agudo e circunflexo, além do hífen
O acordo, firmado com a intenção de unificar o modo de escrever de Brasil, Portugal, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Angola, Moçambique, Guiné-Bissau e Timor-Leste, também oficializa mais três letras ao nosso alfabeto. Agora, o k, w e y não podem mais ser consideradas consoantes clandestinas.
Apesar de válidas, as normas podem ser implementadas paulatinamente até 2012. Apenas neste ano, todos os alunos da rede pública terão à disposição livros didáticos escritos de acordo com o acordo, segundo informa o Ministério da Educação.
As obras literárias também deverão ser atualizadas, mas sem descarte das publicações antigas, armazenadas em bibliotecas, por exemplo.
A última reforma da língua aconteceu na década de 1970. A discussão sobre a necessidade de mais uma - desta vez válida para todos os países que falam Português - começou há quase 20 anos, mas demorou a sair do papel.
Em Portugal, há resistência principalmente a respeito das consoantes mudas, presentes em palavras com baptismo. Todas serão excluídas.
Últimas notícias
Estudo do governo indica que modelo 5x2 já predomina no País; e jornada de 40h ganha força
12/3 - 15:42 |
Escala 6×1: a economia avança, quando direitos avançam
12/3 - 11:21 |
Por que 2026 será decidido no detalhe?
12/3 - 10:55 |
Câmara debate avanço da pejotização e alerta para riscos à Previdência e aos direitos trabalhistas
11/3 - 11:58 |
Redução da jornada avança, mas debate na CCJ expõe manobra para atrasar votação
Notícias relacionadas
Trabalhador deve receber auxílio alimentação sem nenhum desconto
24/8 - 12:53 | CAMPANHA SALARIAL
SAEP assina CCT do Ensino Superior; aumento no tíquete e no piso
18/8 - 11:55 | CAMPANHA SALARIAL
Ensino Superior próximo à assinatura da CCT 2016
17/8 - 14:30 | ENSINO SUPERIOR
Campanha salarial: SAEP convoca para assembleia
8/7 - 12:10 | DENUNCIANDO O GOLPE
Em defesa da educação: Desmontando as mentiras de um governo golpista

