Centrais sindicais debatem custeio na Câmara dos Deputados

Brasília-DF, quinta-feira, 28 de março de 2024


Brasília, quarta-feira, 6 de julho de 2016 - 12:56

SINDICALISMO

Centrais sindicais debatem custeio na Câmara dos Deputados


Fonte: CTB

Centrais sindicais estiveram presentes em audiência pública na segunda-feira (4)

Lideranças das centrais sindicais e parlamentares debateram na segunda-feira (4), na sede do Dieese, o projeto de lei sobre o financiamento da atividade sindical que está em tramitação na Comissão Especial da Câmara dos Deputados, em Brasília, e é tema de análise hoje a partir das 11 horas entre os parlamentares.
 
A pauta é delicada, já que aborda o custeio do movimento sindical em um contexto político majoritariamente hostil aos direitos trabalhistas e à organização sindical. O receio das centrais é que a discussão do assunto neste momento, em um congresso tão conservador e regressivo, resulte em perda de direitos ou prejuízos à atividade sindical, já que esta poderia ser uma forma de inibir o poder de negociação (e de mobilização) da classe trabalhadora.
 
O relator do projeto, o deputado Adalberto Souza Galvão, o Bebeto (PSB-BA), que também é dirigente sindical (presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Pesada e Montagem Industrial de Salvador), compreende o receio das centrais, mas acredita que, da forma como foi construído, o relatório vai cumprir seu objetivo, que é fortalecer o sindicalismo brasileiro, conferindo-lhe ainda mais força.
 
"O projeto é resultado de um esforço comum do movimento sindical, fruto da pluralidade de opiniões e tem como maior objetivo fortalecer a classe trabalhadora para uma vida mais justa e democrática", disse Bebeto, que terá o desafio de defender os interesses das centrais e não permitir retrocessos hoje, na comissão, que é presidida por Paulo Pereira da Silva, o Paulinho da Força (presidente da Força Sindical).
 
Na última reunião sobre o relatório, além dos dirigentes das principais centrais, participaram Bebeto, Paulinho da Força (SDD-SP), e Orlando Silva (PCdoB-SP), vice-presidente da Comissão de Trabalho da Câmara.
 
A CTB estava representada por seus principais dirigentes, entre eles o presidente da central, Adilson Araújo, o vice Nivaldo Santana e o secretário-geral, Wagner Gomes. Em pouco mais de três horas de debate, os sindicalistas tentaram superar divergências que ainda existem e concluir a redação do texto.
 
Após a reunião, advogados e dirigentes das centrais elaboraram um documento com mudanças no texto, poucas mas fundamentais - as quais têm consenso entre as entidades.

"Bebeto se comprometeu a introduzir a proposta das centrais com as alterações no debate hoje na Câmara", disse Magnus Farkatt, advogado e assessor jurídico da CTB, que participou da elaboração do texto com integrantes das outras centrais, e estará presente hoje, ao lado do vice da CTB, Nivaldo Santana, no debate da comissão especial, em Brasília.

Para Bebeto, a regulação é importante e a aprovação do projeto será um momento decisivo para o movimento sindical brasileiro. "Iremos fortalecer a institucionalidade, independente da presença de um ou outro mandatário", destacou. "Hoje, a contribuição sindical já ocorre, mas não existe um regramento sobre as prestações de contas aos trabalhadores. Com a regulamentação, teremos ainda mais transparência", disse ele.









Últimas notícias

Notícias relacionadas



REDES SOCIAIS
Facebook Instagram

Sindicato dos Auxiliares de Administração Escolar em Estabelecimentos Particulares de Ensino no Distrito Federal

SCS Quadra 1, Bloco K, Edifício Denasa, Sala 1304,
Brasília-DF, CEP 71398-900 Telefone (61) 3034-8685
recp.saepdf@gmail.com