Salário mínimo é o tema desta semana no plenário Senado Federal

Brasília-DF, domingo, 19 de maio de 2024


Brasília, segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011 - 13:40

PRIORIDADE

Salário mínimo é o tema desta semana no plenário Senado Federal


Fonte: Diap

Também faz parte da pauta a instalação de comissão no Senado e na Câmara para tratar de projeto sobre reforma política

reprodução

Após a intensa votação do projeto que reajusta o salário mínimo na Câmara, as atenções desta semana no Congresso devem se voltar para a apreciação da matéria no Senado.

Está prevista para esta quarta-feira (23) a votação do mínimo na Casa, onde líderes da base aliada trabalham para encontrar acordos que permitam votar a proposta recomenda pelo Planalto: reajuste do salário mínimo para R$ 545.

Reforma política
O presidente do Senado José Sarney (PMDB-AP) marcou, para esta terça-feira (22), a instalação da comissão de senadores que se encarregará de elaborar um projeto de reforma política para o País.

A decisão foi tomada em consenso com integrantes da comissão e dará efetividade ao compromisso assumido por Sarney após ser reeleito presidente do Senado no dia 1º de fevereiro.

"Dentro de 45 dias o colegiado deve apresentar sua proposta de reforma política", garante Sarney.
Integrarão a comissão os senadores Francisco Dornelles (PP-RJ), que é autor da proposta do Distritão e presidirá o colegiado, Itamar Franco (PPS-MG), Fernando Collor (PTB-AL), Aécio Neves (PSDB-MG), Demóstenes Torres (DEM-GO), Roberto Requião (PMDB-PR), Luiz Henrique (PMDB-SC), Wellington Dias (PT-PI), Jorge Viana (PT-AC), Pedro Taques (PDT-MT), Antônio Carlos Valadares (PSB-SE) e Eduardo Braga (PMDB-AM).

Reforma política na Câmara
É importante registrar que a Câmara dos Deputados também criará uma comissão especial para tratar do tema.

Após o trabalho das duas comissões, as duas Casas do Congresso Nacional buscarão uma proposta de consenso a ser votada pelos parlamentares.

A comissão deverá ter 40 integrantes e 180 dias para definir uma proposta.
A expectativa do presidente da Câmara, deputado Marco Maia (PT-RS) é que antes do fim do mês o colegiado já esteja em funcionamento.

Registros civis
Ainda da agenda de votações do plenário do Senado o destaque, nesta terça-feira (22), para a possibilidade de votação do PLC 26/08, que obriga os serviços de registros civis de pessoas naturais (pessoas físicas) a comunicarem às secretarias de segurança pública dos estados e municípios os óbitos registrados.

Do ex-deputado Celso Russomano (PP-SP), o projeto foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça na forma do parecer oferecido pela senadora Lucia Vânia (PSDB-GO), que observou que o projeto vai aperfeiçoar o trabalho estatístico das secretarias de segurança e evitar a ocorrência de fraudes contra o regime previdenciário, evitando a continuidade de pagamento indevido de aposentadoria e pensões após a morte do beneficiário.

O texto final aprovado pela CCJ estabelece a necessidade do oficial de registro civil comunicar o óbito à secretaria de segurança pública da unidade da Federação que tenha emitido o documento de identidade, salvo se, em razão da causa da morte, essa informação for manifestamente desnecessária.

Auditoria nas obras do Planalto
Também consta da pauta da sessão desta terça o requerimento (RQS 62/11).

Do senador Álvaro Dias (PSDB-PR), a proposição solicita auditoria ao TCU sobre as obras no prédio do Palácio do Planalto.

O requerimento é uma cópia do pedido apresentado em julho de 2009 pelo então senador Arthur Virgílio, mas, que segundo Álvaro Dias, o PSDB não conseguiu incluir a matéria na pauta de votações do plenário.

Por esse motivo, ele reapresentou a solicitação com o mesmo teor sustentando que o custo da reforma do Palácio do Planalto foi orçado em R$ 88 milhões, sem contar com aditivos posteriores, sendo que o prédio tem 36 mil metros quadrados distribuídos em quatro pavimentos.









Últimas notícias

Notícias relacionadas



REDES SOCIAIS
Facebook Instagram

Sindicato dos Auxiliares de Administração Escolar em Estabelecimentos Particulares de Ensino no Distrito Federal

SCS Quadra 1, Bloco K, Edifício Denasa, Sala 1304,
Brasília-DF, CEP 71398-900 Telefone (61) 3034-8685
recp.saepdf@gmail.com