Brasília, quarta-feira, 25 de maio de 2011 - 13:38 | Atualizado em: 26 de maio de 2011
POLÍTICAS DE GOVERNO
Trabalhador brasileiro tem mais proteção social que norte-americano
Fonte: Agência Sindical
Dados apontam ainda que a geração de empregos nos EUA foi pior que a do Brasil na última década e que o grau de sindicalização naquele país é de apenas 8%, enquanto que no Brasil é 24%
Estudo realizado pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em parceria com a Universidade Federal da Bahia (UFBA), aponta que a legislação trabalhista brasileira confere maior proteção social aos trabalhadores do que a norte-americana.
Segundo o levantamento, o número de empregados do setor privado com proteção previdenciária no Brasil chega a 68,17%, enquanto nos EUA a 39,8%.
Além disso, os Estados Unidos estão entre os países que menos ratificaram as convenções da Organização Internacional do Trabalho (OIT).
A legislação brasileira é mais ampla na regulamentação da jornada de trabalho, com regras claras sobre descanso semanal remunerado, hora extra e férias.
Já a legislação norte-americana não garante licença-maternidade, permite demissão sem justa causa sem indenização e restringe outros direitos trabalhistas.
A pesquisa aponta ainda que a geração de empregos nos EUA foi pior que a do Brasil na última década e que o grau de sindicalização naquele país é de apenas 8%, enquanto que no Brasil é 24%.
Últimas notícias
Bolsonaristas articulam PEC contra Justiça do Trabalho e Ministério Público do Trabalho
4/12 - 18:55 |
Brasil mobilizado contra violência às mulheres
4/12 - 18:34 |
Conheça o calendário de atividades do SAEP no fim de ano
4/12 - 18:15 |
CCT garante manutenção de benefícios essenciais e fortalece cuidado com a categoria
1/12 - 13:45 |
Formação e ação: SAEP promove curso para fortalecer a direção sindical
Notícias relacionadas
Bolsonaristas articulam PEC contra Justiça do Trabalho e Ministério Público do Trabalho
4/12 - 18:55 |
Brasil mobilizado contra violência às mulheres
4/12 - 18:15 |
CCT garante manutenção de benefícios essenciais e fortalece cuidado com a categoria
1/12 - 13:45 |
Formação e ação: SAEP promove curso para fortalecer a direção sindical
28/11 - 15:43 |
Emprego cresce, mas o trabalhador continua pobre

