Brasília, segunda-feira, 29 de dezembro de 2008 - 17:32 | Atualizado em: 26 de fevereiro de 2009
ESTAGIÁRIO
Cartilha do MTE tira dúvidas sobre nova lei do estágio
Fonte: Ministério do Trabalho e Emprego
O Ministério do Trabalho e Emprego publicou Cartilha Esclarecedora sobre a Lei do Estágio. O material foi preparado com o intuito de explicar os pontos da Lei 11.788/08 a estudantes, instituições de ensino e empresas contratantes.
O texto segue uma metodologia de 37 perguntas e respostas que, entre outras questões, tratam da duração de estágio, benefícios e prorrogação. Já na apresentação do texto destaca-se a importância de se reconhecer o estágio como um vínculo educativo-profissionalizante, que alia o conteúdo aprendido enquanto aluno às tarefas a serem desempenhadas.
Para o ministro Carlos Lupi, o estágio quando exercido de forma correta e em cumprimento com a lei permite o desenvolvimento não só do profissional, mas também do Brasil.
"A partir do estabelecimento de condições dignas para o estágio do jovem estudante no ambiente de trabalho, fomenta-se no País a construção de um mercado mais justo e uma formação profissional que propicie a vivência prática de conteúdos teóricos ministrados no ambiente próprio das instituições de ensino", afirmou Lupi.
Dúvidas
O texto da nova Lei do Estágio, de 25 de setembro de 2008, suscitou dúvidas nos atores envolvidos com a questão, somente o Ministério do Trabalho e Emprego recebeu cerca de 3 mil e-mails solicitando esclarecimentos. Para atender a demanda, surgiu a Cartilha que se fundamenta nas bases da mudança.
Alguns pontos que têm sido debatidos pelo MTE, por intermediação do secretário de Políticas Públicas, Ezequiel Nascimento, são estágio obrigatório e não-obrigatório; os requisitos a serem observados na sua concessão; a participação dos agentes de integração e a jornada de trabalho diária. E todos esses tópicos constam da Cartilha.
O material do Ministério do Trabalho e Emprego destaca ainda o prazo de duração do estágio que é de até dois anos, para o mesmo concedente, com exceção aos portadores de deficiência; do auxílio transporte, opcional quando se trata de estágio obrigatório e compulsório quando não obrigatório; e dos contratos firmados antes da publicação da nova Lei que para serem prorrogados devem se ajustar às disposições atuais.
Além disso, a Cartilha menciona o recesso de 30 dias após um ano de duração do estágio e as garantias da legislação sobre saúde e segurança do trabalho. Desta forma, o Ministério vem esclarecer uma Lei que é tão importante para a sociedade.
"Geração de cidadãos produtivos, aptos a conduzir o País ao destino que merece e que lhe está reservado. Este é o objetivo do MTE, o compromisso de uma efetiva qualificação preparando o jovem para e mercado de trabalho", confirmou Ezequiel Nascimento.
Clique aqui para ler a cartilha na íntegra; e aqui para baixar a Lei 11.788/08
Últimas notícias
Interação humana ensinada por educadores não será substituída pela IA, diz Bill Gates
18/6 - 15:26 |
Feriado de Corpus Christi: atividades retornam na segunda-feira (23)
12/6 - 10:24 |
PL prevê volta da assistência sindical na homologação de demissões
10/6 - 10:7 |
Prazo para inscrição no Enem 2025 é prorrogado até sexta-feira (13)
6/6 - 15:22 |
SAEP convoca filiados para Assembleia de eleição dos delegados que irão para o 11º Conatee
Notícias relacionadas
MTE promove ações de combate ao trabalho infantil
16/4 - 14:53 | ORÇAMENTO
LDO prevê inflação de 4,5% e salário mínimo de R$ 719 para 2014
13/11 - 16:25 | DIREITOS SOCIAIS
Câmara vai analisar projeto que institui o vale cultura do trabalhador
30/3 - 13:0 | DENÚNCIA
Itamaraty: terceirizados e estagiários só podem entrar pela garagem
14/4 - 13:7 | PREVENÇÃO
Haddad diz que detector de metal não resolve violência nas escolas