DF registra menor taxa de desemprego dos últimos 19 anos, diz PED

Brasília-DF, quinta-feira, 12 de junho de 2025


Brasília, segunda-feira, 4 de julho de 2011 - 12:56

ECONOMIA

DF registra menor taxa de desemprego dos últimos 19 anos, diz PED


Fonte: Brasília em Tempo Real

Oferta dos postos de trabalho no Distrito Federal aumentou 1% em relação ao mês anterior e taxa de desemprego caiu de 13,6% em abril para 13% em maio

Durante o mês de maio, o Distrito Federal registrou o menor índice de desemprego dos últimos 19 anos. Ao todo, foram abertas 12 mil novas vagas de trabalho. É o que revela a Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED/DF).

A série histórica da PED/DF é atualizada por meio de parceria entre a Secretaria de Trabalho do Distrito Federal, o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) e a Fundação Sistema Estado de Análise de Dados (Sead/SP).

A oferta dos postos de trabalho no Distrito Federal aumentou 1% em relação ao mês anterior. Por sua vez, a taxa de desemprego passou de 13,6% em abril para 13% em maio.

O secretário de Trabalho, Glauco Rojas, lembrou que o Distrito Federal já teve o pior índice de desemprego do país e que a criação de novos postos de trabalho é a melhor maneira de reduzir a taxa de desempregos.

"O objetivo é ter uma redução ainda maior. Esse é um desafio de nossa gestão. Vamos investir pesado em qualificação. Com certeza esses números vão melhorar ainda mais", destacou.

De acordo com a pesquisa, os setores de atividade responsáveis pelo aumento das vagas de emprego em maio foram construção civil, com 3,1%, o que corresponde a 2 mil novas vagas; comércio 2,5%, 5 mil vagas;  e serviços 1,3%, 8 mil vagas.

É importante observar que o setor de comércio acumulou crescimento de 8,4% ao longo de 12 meses, com 16 mil novas vagas. No mesmo período, o setor de serviços aumentou 1,8% (11 mil novos postos).

Mais vagas para mais pobres
A PED também registrou redução no tempo médio de procura por trabalho. Em maio do ano passado, a procura demorava 47 semanas. Agora, são 44.

Além disso, houve queda da desigualdade salarial, o rendimento médio real da parcela mais pobre da população aumentou em 33,8%. A parcela desempregada no mês de maio foi reduzida em 8 mil pessoas em relação ao mês de abril.

Em relação ao assalariamento, houve crescimento de 0,9% em decorrência do aumento no setor privado (1,5%), uma vez que o setor público ficou relativamente estável (-0,4%).

No setor privado houve aumento dos empregos com carteira assinada (2%) e diminuição dos sem carteira (2%). O número de autônomos aumentou 2,6% no mês.

Quanto às vagas criadas em maio, 10 mil foram com carteira assinada, o que corresponde ao aumento de 2% em relação ao mês de abril.

Em 12 meses
A taxa de desemprego caiu de 14,3% para 13% nos últimos 12 meses. O nível de ocupação no Distrito Federal também cresceu 1,2%.

Os ramos de atividades que mais contribuíram para esse aumento foram comércio com 16 mil postos de trabalho e serviços com 11 mil postos de trabalho. E, no ano, o DF acumulou a criação de 37 mil novas vagas com carteira assinada.









Últimas notícias

Notícias relacionadas



REDES SOCIAIS
Facebook Instagram

Sindicato dos Auxiliares de Administração Escolar em Estabelecimentos Particulares de Ensino no Distrito Federal

SCS Quadra 1, Bloco K, Edifício Denasa, Sala 1304,
Brasília-DF, CEP 71398-900 Telefone (61) 3034-8685
recp.saepdf@gmail.com