Governo anuncia medidas para a classe trabalhadora

Brasília-DF, quinta-feira, 28 de março de 2024


Brasília, quarta-feira, 4 de maio de 2016 - 9:56

TRABALHADOR EM FOCO

Governo anuncia medidas para a classe trabalhadora


Fonte: Ministério do Trabalho e Emprego

Ministro anunciou nesta terça-feira (3) a criação de três estruturas importantes: o Conselho Nacional do Trabalho; a Comissão da Igualdade de Oportunidades de Gênero e Raça; e a Comissão da Verdade

Resultado do esforço da equipe do Ministério do Trabalho e Previdência Social (MTPS) e do respeito e valorização à classe trabalhadora do país. Assim o ministro Miguel Rossetto resumiu as medidas anunciadas nesta terça-feira (3) durante evento em alusão ao Dia do Trabalhador, na sede do MTPS, em Brasília. No evento, o ministro anunciou a criação de três estruturas importantes: o Conselho Nacional do Trabalho; a Comissão da Igualdade de Oportunidades de Gênero e Raça; e a Comissão da Verdade, para investigar crimes cometidos contra sindicalistas durante a ditadura. Para Rossetto, são três ações que beneficiam os trabalhadores, construídas a partir de diálogos com a sociedade.

"É um conjunto de medidas que traduz o esforço no sentido de qualificar a força de trabalho do Ministério. Duas delas [as duas primeiras] dão conta de um conceito muito caro para todos nós aqui: uma ideia forte de uma gestão participativa, democrática, que incorpora um diálogo permanente com as centrais sindicais e a representação empresarial. Nós gostamos disso. Nós gostamos de uma gestão aberta, participativa, e assim estamos seguros de que não só erramos menos, como acertamos mais", afirmou o ministro.

O Conselho Nacional do Trabalho será agora um fórum para discussão de políticas públicas relacionadas ao trabalho, com participação de representantes de outros ministérios e dos trabalhadores. A Comissão da Igualdade de Oportunidades de Gênero e Raça será permanente e debaterá políticas públicas para reduzir igualdades entre homens e mulheres, negros e brancos no mundo do trabalho. E a Comissão da Verdade fará um levantamento da repressão aos movimentos sindicais e a sindicalistas, sobretudo durante o período do regime civil-militar.

Reestruturação do Sine - No evento, o ministro Miguel Rossetto também assinou documento que contém a proposta do Projeto de Lei de reestruturação do Sistema Nacional de Emprego (Sine). A proposta, que agora será enviada ao Congresso Nacional, altera a forma de transferência de recursos e também de gestão das agências do Sine, que passa a ser descentralizada e compartilhada entre a União, estados e municípios, com participação de representantes e trabalhadores e empregadores.

 "O atendimento ao Seguro-Desemprego, Carteira de Trabalho, oferta de empregos, qualificação profissional, enfim, todos esses serviços, serão qualificados. Vamos assegurar a nacionalização dessa rede. Nós queremos, em todas as regiões que os postos de atendimento prestem esses serviços de forma qualificada, com gestão colegiada, aberta, eficiente, prestação de contas rigorosa e indicadores de eficiência", afirmou o ministro.

 Criado em 1975, o Sine é o braço operacional das ações e serviços financiados pelo Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) e tem a finalidade de integrar as ações de concessão do benefício com as ações de promoção da empregabilidade. O Projeto de Lei consolida esta integração. Presente em 2.192 municípios, o Sine conta com 2,1 mil unidades de atendimento – 559 do Ministério do Trabalho e Previdência Social e 1.557 administradas por estados e municípios por meio de convênios com a União. Ao ano, o Sistema atende cerca de 15 milhões de trabalhadores, além de outros 1,5 milhão de empregadores.









Últimas notícias

Notícias relacionadas



REDES SOCIAIS
Facebook Instagram

Sindicato dos Auxiliares de Administração Escolar em Estabelecimentos Particulares de Ensino no Distrito Federal

SCS Quadra 1, Bloco K, Edifício Denasa, Sala 1304,
Brasília-DF, CEP 71398-900 Telefone (61) 3034-8685
recp.saepdf@gmail.com