Publicadas leis que ampliam direito das mulheres

Brasília-DF, quinta-feira, 28 de março de 2024


Brasília, quarta-feira, 22 de junho de 2016 - 11:37

PROTEÇÃO SOCIAL

Publicadas leis que ampliam direito das mulheres


Fonte: SAAESP

Sancionadas leis que proíbem revista íntima e trabalho de gestante e lactante em locais insalubres

Apesar de ainda haver desigualdade e discriminação, graças às mulheres, por suas lutas, empenho intelectual e união, conquistas com ampliação de direitos ocorreram principalmente desde a promulgação da Constituição Brasileira de 1988.

Mas, para isso, foi preciso que mulheres de força e de coragem viessem a público, mostrar a cara e relatar todos os acontecimentos mantidos em sigilos até então, para que o poder público tomasse medidas necessárias e eficazes para a proteção e possível transformação do quadro.

Nos meses de abril e maio deste ano duas importantes leis foram sancionadas pela presidente da República, o que possibilitou um grande passo na ampliação dos direitos das mulheres.

Uma lei de nº 13.271/16 publicada no Diário Oficial da União dia 18/04/16 proíbe a revista íntima de mulheres (funcionárias e clientes do sexo feminino) em empresas privadas e em órgãos e entidades da administração pública, inclusive presídios.

A norma prevê multa de R$ 20 mil em caso de descumprimento – valor que pode ser dobrado em caso de reincidência -, a ser revertida a órgãos de proteção dos direitos da mulher. Essa lei não estipulou prazo para adaptação, sendo de aplicação imediata.

A outra lei de nº 13.287/16, publicada na edição extra do Diário Oficial da União de 12 de maio, acrescentou à Consolidação das Leis do Trabalho o artigo 394-A.

Com início da vigência na data da sua publicação, a norma estabelece que trabalhadoras gestantes e lactantes deverão ser afastadas de atividades, operações ou locais insalubres, durante o período de gestação e lactação.

Essa lei visa a proteção da saúde do nascituro e da criança, garantindo a prestação do trabalho em local saudável neste período especial.

A lei é uma medida salutar e mais um avanço importante para as mulheres que precisam de um ambiente adequado para o trabalho.









Últimas notícias

Notícias relacionadas



REDES SOCIAIS
Facebook Instagram

Sindicato dos Auxiliares de Administração Escolar em Estabelecimentos Particulares de Ensino no Distrito Federal

SCS Quadra 1, Bloco K, Edifício Denasa, Sala 1304,
Brasília-DF, CEP 71398-900 Telefone (61) 3034-8685
recp.saepdf@gmail.com