Suspeita de fraude no concurso interno da UCB

Brasília-DF, terça-feira, 17 de junho de 2025


Brasília, sexta-feira, 30 de outubro de 2009 - 13:30

SEM TRANSPARÊNCIA

Suspeita de fraude no concurso interno da UCB


Por: Daiana Lima

Lista de aprovados é divulgada em um dia e no outro é alterada, reprovando candidatos que já haviam sido comunicados sobre aprovação

A Universidade Católica de Brasília (UCB) realizou processo seletivo interno, nos dias 20 e 21 de outubro, para preencher 22 vagas para a função de brigadista na instituição.
 
No entanto, a falta de transparência e objetividade durante o processo seletivo leva à indícios de fraude no concurso. Até mudar a lista de aprovados a instituição mudou.
 
Na última terça-feira (27), foram divulgados os nomes dos aprovados no concurso. Já na quarta (28), sem nenhuma justificativa, a coordenadora do RH (Recursos Humanos) da universidade chamou alguns dos funcionários comunicados e deu outro resultado, informando-os que teriam sido excluídos da lista ordinária, ou seja, foram reprovados.
 
Desse modo, outros funcionários foram aprovados no processo seletivo, o que indica possibilidade de fraude aliada aos rumores de nepotismo – emprego ou favorecimento de parentes.
 
O SAEP recebeu várias denúncias de auxiliares de administração escolar da universidade insatisfeitos com o fato ocorrido.
 
Assim, o Sindicato notificou, nesta quinta-feira (29), a UCB pelo desrespeito aos trabalhadores e a ocorrência de fatos prejudiciais aos funcionários.
 
O SAEP exige que sejam reparadas tais violações, com revisão do concurso interno para brigadista para que possam ser incluídos, entre os aprovados, os trabalhadores que constavam na primeira lista, mas, que estranhamente foram excluídos.
 
Requisitos
Para participar do concurso interno da UCB, o funcionário precisava ter diploma de nível médio, curso de brigadista e ocupar o cargo de vigilante na instituição.
 
Além de, segundo o edital do concurso, "o candidato que, no período do processo seletivo estiver de licença médica (atestado médico), de licença maternidade ou licença sem vencimentos não poderá concorrer a nenhuma das vagas em aberto".
 
Ambiguidades
Um funcionário nestas condições tentou se inscrever e não pode. Ele está de licença-médica pelo INSS e não pode participar do concurso.
 
Entretanto, outra pessoa, que está de férias, pode se inscrever no processo seletivo.
 
Também uma funcionária que nem concluiu o curso de vigilante e tampouco ocupa a função de vigilante da UCB pode participar da seleção.
 
Estes fatos demonstram que a instituição não respeitou as exigências do concurso.
 
Seleção externa
O processo seletivo que aconteceu como concurso interno da UCB, de acordo com a secretaria da instituição, caso não sejam preenchidas todas as vagas, passará a ter uma segunda fase e será externo.
 
Ou seja, será aberto aos não funcionários da instituição.
 
Injustiça
Pessoas que, com exigência de nota superior ou igual a 7, também foram eliminadas por uma diferença de 3 décimos.
 
A instituição tem que dar oportunidade para os trabalhadores da própria universidade. Valorizando, assim, a dedicação e o empenho de seus funcionários.
 
É isso que o SAEP defende. Além de um processo com mais clareza, responsabilidade e justiça.








Últimas notícias

Notícias relacionadas



REDES SOCIAIS
Facebook Instagram

Sindicato dos Auxiliares de Administração Escolar em Estabelecimentos Particulares de Ensino no Distrito Federal

SCS Quadra 1, Bloco K, Edifício Denasa, Sala 1304,
Brasília-DF, CEP 71398-900 Telefone (61) 3034-8685
recp.saepdf@gmail.com