Marcha das Vadias deve reunir mais de 5 mil pessoas neste sábado

Brasília-DF, domingo, 28 de abril de 2024


Brasília, sexta-feira, 25 de maio de 2012 - 11:55

PROTESTO

Marcha das Vadias deve reunir mais de 5 mil pessoas neste sábado


Fonte: Portal Marcha das Vadias

Todas essas mulheres marcham por seu direito de ir e vir, seu direito de se relacionar com quem e da forma que desejarem e seu direito de se vestir da maneira que lhes convier sem a ameaça do estupro, sem a responsabilização da vítima e sem sofrer nenhum tipo de humilhação, repressão ou violência

reprodução

São esperadas mais de 5 mil pessoas neste sábado (26), a partir das 13h, durante a Marcha das Vadias, que sairá do Conic. A primeira edição da marcha ocorreu em 2011, com cerca de 2 mil participantes. O movimento internacional já atingiu mais de dez paízes.

A estudante Júlia Seixas, uma das organizadoras da versão brasiliense da marcha, explica o uso irônico do termo vadia.

"Somos chamadas de vadias todos os dias pelos motivos mais absurdos. Então, adotamos a palavra para dizer que podemos nos comportar como quisermos. A ideia é passar para a sociedade que a mulher tem a liberdade de ser e de se vestir como e com o que quiser sem que isso seja um convite à violência", explicou.

O movimento
A Marcha das Vadias é um movimento internacional de mulheres criado em abril de 2011 na cidade de Toronto, no Canadá, em resposta ao comentário de um policial que disse que, para evitar estupros no campus, as mulheres deveriam parar de se vestir como "sluts" (vadias, em português).

Assim, teve início a SlutWalk, em que mais de 3 mil mulheres canadenses foram às ruas para protestar contra o discurso de culpabilização das vítimas de violência sexual e de qualquer outro tipo de violência contra as mulheres.

A partir daí, diversas manifestações semelhantes (SlutWalk, Marcha de las Putas, Marcha das Vadias) ocorreram em mais de 30 cidades, em diversos países – como Costa Rica, Honduras, México, Nicarágua, Suécia, Nova Zelândia, Inglaterra, Israel, Estados Unidos, Argentina e Brasil.

Todas essas mulheres marcham por seu direito de ir e vir, seu direito de se relacionar com quem e da forma que desejarem e seu direito de se vestir da maneira que lhes convier sem a ameaça do estupro, sem a responsabilização da vítima e sem sofrer nenhum tipo de humilhação, repressão ou violência.

A motivação principal da Marcha das Vadias é a situação, compartilhada por mulheres de todo o mundo, de cerceamento da liberdade e da autonomia, de medo de sofrer violência e da objetificação sexual.

A Marcha das Vadias/DF discute esse tema universal com debates aprofundados sobre a situação específica das mulheres no Distrito Federal.

Leia também:

"Por que ser vadia?"

A violência contra a mulher assume as mais variadas formas e justificativas, quantos e quantas não se pegaram dizendo ou pensando "Mas também com aquela roupa…" "Beber que nem homem dá nisso!" O comportamento da mulher sempre foi vigiado pela Igreja, pelo Estado, pelos pais, pelo tio, pelo irmão mais velho, pelo namorado. Esses últimos reproduzem o que a moral vigente colocou, como se a forma mais justa de nos relacionarmos fosse à subjugação de um ser pelo outro. Não importa quem sustente a casa, não importa em que grau na relação de poder a mulher se encontre, a vigilância predomina.









Últimas notícias

Notícias relacionadas



REDES SOCIAIS
Facebook Instagram

Sindicato dos Auxiliares de Administração Escolar em Estabelecimentos Particulares de Ensino no Distrito Federal

SCS Quadra 1, Bloco K, Edifício Denasa, Sala 1304,
Brasília-DF, CEP 71398-900 Telefone (61) 3034-8685
recp.saepdf@gmail.com