Comissão aprova fim do fator; projeto pode ficar para ano que vem

Brasília-DF, domingo, 19 de maio de 2024


Brasília, quarta-feira, 18 de novembro de 2009 - 17:17      |      Atualizado em: 19 de novembro de 2009

APOSENDADOS E PENSIONISTAS

Comissão aprova fim do fator; projeto pode ficar para ano que vem


Fonte: Diap

Há um grande impasse em torno do projeto, que tudo indica não será votado neste ano, pois o Governo é contra o fim do fator previdenciário. Para resolver o problema, o Planalto vai editar uma MP sobre o aumento do novo mínimo, que entrará em vigor em 1º de janeiro de 2010

Foi aprovado, nesta terça-feira (17), por unanimidade, pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania o PL 3.299/08, do senador Paulo Paim (PT/RS), que acaba com o fator previdenciário, dispositivo que diminui o valor de aposentadorias.

O parecer do relator, deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB/SP), é pela constitucionalidade, juridicidade e boa técnica jurídica da proposta e seus apensados.

O texto ainda precisa ser aprovado pelo plenário.

Há um grande impasse em torno do projeto, que tudo indica não será votado neste ano, pois o Governo é contra o fim do fator previdenciário.

Para resolver o problema, o Governo vai editar uma medida provisória sobre o aumento do novo salário mínimo, que entrará em vigor em 1º de janeiro de 2010.

E sobre o acordo que ainda não foi viabilizado em torno do substitutivo de Vargas, pois três centrais divergem do seu conteúdo, o Governo encaminhará um projeto de lei, a fim de viabilizar como alternativa ao fator, a fórmula 85/95 e os demais itens do acordo.

Um dos itens é o aumento real de 2,5% em 2010 e o mesmo percentual em 2011 para os benefícios previdenciários acima do mínimo.

Alternativa ao fator
A aprovação do substitutivo de Faria de Sá só se concretizou com a retirada do julgamento de inconstitucionalidade do substitutivo apresentado pelo deputado Pepe Vargas (PT/RS), relator da proposta na Comissão de Finanças e Tributação, ainda não votado.

O deputado José Genoíno (PT/SP) afirmou que é pelo fim do fator previdenciário, mas que é necessário que haja uma alternativa a ele.

Ele informou que essa alternativa está sendo discutida entre o Governo, centrais sindicais e a bancada governista.









Últimas notícias

Notícias relacionadas



REDES SOCIAIS
Facebook Instagram

Sindicato dos Auxiliares de Administração Escolar em Estabelecimentos Particulares de Ensino no Distrito Federal

SCS Quadra 1, Bloco K, Edifício Denasa, Sala 1304,
Brasília-DF, CEP 71398-900 Telefone (61) 3034-8685
recp.saepdf@gmail.com