Teste avalia qualidade de 35 escolas particulares de Brasília

Brasília-DF, terça-feira, 17 de junho de 2025


Brasília, terça-feira, 11 de agosto de 2009 - 13:21

EDUCAÇÃO

Teste avalia qualidade de 35 escolas particulares de Brasília


Fonte: CorreioWeb

A Secretaria de Educação concluiu a lista das primeiras escolas particulares que vão passar por avaliação de qualidade do Governo do Distrito Federal

Na primeira semana de outubro, alunos matriculados nas séries pares do ensino fundamental — 2º, 4º 6º e 8º anos — e no terceiro ano do ensino médio de 35 instituições privadas farão provas de ciências, matemática e português.

A proposta da secretaria é monitorar a qualidade das instituições particulares já que o ensino é uma concessão pública prevista na Constituição. Ao todo, as 35 escolas avaliadas apresentam um universo de 7.926 estudantes, sendo que 2.879 estão matriculados no ensino infantil, 3.937 no fundamental e 1.110 no médio.

É a primeira vez na história da educação da capital que as escolas particulares passam por avaliações de qualidade e a secretaria avisa: quem apresentar de forma reincidente uma oferta de ensino abaixo do desejável poderá até mesmo perder a autorização para funcionar.

“Até onde sabemos, o ensino particular é bom no DF, mas vamos conhecer essa realidade de perto. Nossa ideia é ver se as instituições estão boas, e onde precisam melhorar”, observa a secretária adjunta de Educação, Eunice Santos.

A novidade faz parte do Sistema de Avaliação de Desempenho das Instituições Educacionais (Siade) que, na prova aplicada no ano passado e cujos resultados foram divulgados no último mês de abril, monitorou apenas as escolas da rede gratuita.

No sistema público, o Siade servirá como base para pagamento do 14º salário dos professores e funcionários da Secretaria de Educação.

As notas dos alunos das escolas particulares serão divulgadas com um boletim de desempenho que enquadra os colégios em quatro parâmetros: acima do esperado, esperado, básico e abaixo do básico.

Os colégios que ficarem três vezes abaixo do básico podem ter o recadastramento negado. Vale dizer que o cadastro tem validade de cinco anos e que, sem o documento, as escolas não podem dar aulas.

“Quem ficar abaixo do desejável sofrerá as consequências e poderá ser impedido de dar aulas”, avisa a secretária.

Todo o sistema
Atualmente, 428 escolas particulares funcionam no DF. Nem todas, no entanto, passarão pelo Siade imediatamente. Por isso, nesse primeiro momento, apenas as instituições que estão em vias de ter o cadastramento vencido serão obrigatoriamente testadas.

Na prática, isso quer dizer que os alunos das 35 escolas cuja permissão vence em 2010 passarão pela prova em 7 e 8 de outubro.

Ano que vem, serão obrigadas a fazer as provas as escolas cujos cadastros vencem em 2011 e assim por diante. Com isso, em cinco anos todas as instituições privadas serão avaliadas.

Os alunos de creches e de ensino infantil não farão provas, por causa da pouca idade. “Nesses casos, a avaliação será feita pelos pais por meio de questionários de satisfação dos pais”, completa Eunice.

Quem vai participar

Confira a lista das 35 escolas que serão avaliadas em outubro deste ano pelo governo

# Centro de Ensino Fundamental ABC
# Centro de Ensino Kairós
# Centro de Ensino Sítio Encantado
# Centro Educacional Ebenézer
# Centro Educacional Isaac Newton
# Centro Educacional Leonardo da Vinci – Unidade Asa Norte
# Centro Educacional Ludovico Pavoni – Gama
# Centro Educacional Parque Encantado
# Centro Olímpico de Ensino
# Colégio Cencs
# Colégio Ciman
# Colégio Criart
# Colégio Eurobras
# Colégio Galois Sede I
# Colégio Mariano
# Colégio Reação
# Colégio Reação II
# Colégio Unisaber
# Cresce
# Criativo – Centro de Desenvolvimento Ifantil
# Educandário de Fátima
# Escola Anjo Gabriel
# Escola Atual
# Escola de Educação Básica e Profissional Fundação Bradesco
# Escola de Educação Infantil Danny
# Escola Jardim do Éden
# Escola Jardim Encantado
# Escola Maria Montessori – Ensino Fundamental
# Escola Mater Dei
# Escola Maternal e Jardim de Infância Matita Perê
# Escola Paraíso Encantado
# Escola Parque do Saber
# Instituto Educacional Espaço Mágico
# Instituto de Educação Integral Transdisciplinar (Inédito)
# Instituto Sagarana









Últimas notícias

Notícias relacionadas



REDES SOCIAIS
Facebook Instagram

Sindicato dos Auxiliares de Administração Escolar em Estabelecimentos Particulares de Ensino no Distrito Federal

SCS Quadra 1, Bloco K, Edifício Denasa, Sala 1304,
Brasília-DF, CEP 71398-900 Telefone (61) 3034-8685
recp.saepdf@gmail.com