Bras�lia, quarta-feira, 22 de junho de 2016 - 11:37
PROTEÇÃO SOCIAL
Publicadas leis que ampliam direito das mulheres
Fonte: SAAESP
Sancionadas leis que proíbem revista íntima e trabalho de gestante e lactante em locais insalubres
Apesar de ainda haver desigualdade e discriminação, graças às mulheres, por suas lutas, empenho intelectual e união, conquistas com ampliação de direitos ocorreram principalmente desde a promulgação da Constituição Brasileira de 1988.
Mas, para isso, foi preciso que mulheres de força e de coragem viessem a público, mostrar a cara e relatar todos os acontecimentos mantidos em sigilos até então, para que o poder público tomasse medidas necessárias e eficazes para a proteção e possível transformação do quadro.
Nos meses de abril e maio deste ano duas importantes leis foram sancionadas pela presidente da República, o que possibilitou um grande passo na ampliação dos direitos das mulheres.
Uma lei de nº 13.271/16 publicada no Diário Oficial da União dia 18/04/16 proíbe a revista íntima de mulheres (funcionárias e clientes do sexo feminino) em empresas privadas e em órgãos e entidades da administração pública, inclusive presídios.
A norma prevê multa de R$ 20 mil em caso de descumprimento – valor que pode ser dobrado em caso de reincidência -, a ser revertida a órgãos de proteção dos direitos da mulher. Essa lei não estipulou prazo para adaptação, sendo de aplicação imediata.
A outra lei de nº 13.287/16, publicada na edição extra do Diário Oficial da União de 12 de maio, acrescentou à Consolidação das Leis do Trabalho o artigo 394-A.
Com início da vigência na data da sua publicação, a norma estabelece que trabalhadoras gestantes e lactantes deverão ser afastadas de atividades, operações ou locais insalubres, durante o período de gestação e lactação.
Essa lei visa a proteção da saúde do nascituro e da criança, garantindo a prestação do trabalho em local saudável neste período especial.
A lei é uma medida salutar e mais um avanço importante para as mulheres que precisam de um ambiente adequado para o trabalho.
Últimas notícias
86% dos brasileiros desaprovam o 8/1, a tentativa de golpe de Estado por bolsonaristas, mostra Quaest
6/1 - 15:4 |
Lula volta a despachar no Planalto nesta segunda (6). Na quarta (8), participa de ‘Ato em Defesa da Democracia’
6/1 - 14:55 |
Com aumento do mínimo, teto do INSS sobe para R$ 8 mil em 2025
2/1 - 8:36 |
Realidade x esquizofrenia da imprensa e analistas de mercado
17/12 - 21:35 |
Professores da UFPI divulgam Manual de Libras inédito para escolas
Notícias relacionadas
Deputado que incita estrupro será julgado pelo STF
6/6 - 10:35 | RETROCESSO NA EDUCAÇÃO
14 perguntas e respostas para entender o movimento Escola Sem Partido
30/5 - 10:31 | #TODOSCONTRAOESTUPRO
Sindicato apoia campanha contra cultura do estupro
4/5 - 9:56 | TRABALHADOR EM FOCO
Governo anuncia medidas para a classe trabalhadora
14/3 - 11:24 | RETROCESSO
55 ameaças à direitos em tramitação no Congresso