Brasília, segunda-feira, 8 de março de 2010 - 10:49
SUSTENTAÇÃO FINANCEIRA
Projeto torna obrigatório o desconto da contribuição assistencial
Fonte: Agência Câmara
A contribuição assistencial é um pagamento efetuado pelo trabalhador de uma categoria profissional ou econômica ao respectivo sindicato que o representa, em virtude de participação deste nas negociações coletivas, hoje em caráter espontâneo e não obrigatório.
A sua previsão de pagamento é estabelecida através de convenções coletivas, acordos coletivos ou em sentenças normativas, para o custeio de atividades assistenciais dos sindicatos, das colônias de férias, ambulatórios, hospitais e semelhantes.
Entidades sindicais
O projeto cria um capítulo na Consolidação das Leis do Trabalho (Decreto-Lei 5452/43).
De acordo com o autor da proposta, senador Paulo Paim (PT-RS), inúmeras entidades sindicais pediram ao Congresso que votasse um projeto que tornasse obrigatório o desconto e punisse quem evitasse o cumprimento da norma.
Paim afirma que o desconto é fundamental para a manutenção dos sindicatos.
O Normativo 119 do Tribunal Superior do Trabalho (TST) considera inconstitucional a cobrança da contribuição de trabalhadores não sindicalizados. De acordo com o senador, porém, isso não é justo porque todos os trabalhadores se beneficiam dos serviços prestados pelo sindicado.
Hoje, portanto, o desconto pode ser rejeitado pelo trabalhador não-sindicalizado. Muitas empresas, acrescenta o senador, também não fazem o recolhimento.
Pela proposta, o percentual de desconto deve ser decidido em assembléia da categoria e não poderá ultrapassar 1% da remuneração bruta anual do trabalhador.
Caso a empresa fraude a arrecadação, poderá ser impedida de participar de licitações públicas e de receber empréstimos ou financiamentos de instituições públicas.
Tramitação
A proposta, sujeita a votação em Plenário, tramita em regime de prioridadeDispensa das exigências regimentais para que determinada proposição seja incluída na Ordem do Dia da sessão seguinte, logo após as que tramitam em regime de urgência e será analisada pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Últimas notícias
PL prevê volta da assistência sindical na homologação de demissões
10/6 - 10:7 |
Prazo para inscrição no Enem 2025 é prorrogado até sexta-feira (13)
6/6 - 15:22 |
SAEP convoca filiados para Assembleia de eleição dos delegados que irão para o 11º Conatee
5/6 - 17:53 |
SAEP apoia greve dos professores da rede pública; docente mal remunerado é descompromisso com educação de qualidade
3/6 - 18:24 |
Racismo: discriminação na UCB reacende debate, que sempre volta porque não é enfrentado como problema de Estado
Notícias relacionadas
Comissão da Câmara aprova relatório sobre custeio de atividade sindical
6/7 - 12:56 | SINDICALISMO
Centrais sindicais debatem custeio na Câmara dos Deputados
30/3 - 11:38 | COMUNICADO
Contribuição sindical deve ser recolhida em abril
21/5 - 9:54 | CAMPANHA SALARIAL 2015
SAEP negocia reivindicações dos auxiliares da educação básica
15/12 - 15:49 | COMISSÃO DO TRABALHO
PL que regulamenta taxa assistencial tem novo relator no Congresso