Estresse tem sido uma das principais causas de acidentes de trabalho

Brasília-DF, quarta-feira, 11 de junho de 2025


Brasília, sexta-feira, 9 de dezembro de 2011 - 13:0

PREOCUPAÇÃO

Estresse tem sido uma das principais causas de acidentes de trabalho


Fonte: Blog do Trabalho, com Blog do Laércio

Sobrecarga, monotonia e desvalorização foram apontadas como algumas das principais causas do estresse, que afeta 70% dos brasileiros

Uma das grandes preocupações das equipes de saúde e de segurança profissional, o estresse tem sido apontado como uma das principais causas de acidentes no local de trabalho segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Sobrecarga, monotonia e desvalorização foram apontadas como algumas das principais causas do estresse, que afeta 70% dos brasileiros.

A Associação Internacional de Gerenciamento do Estresse (ISMA, sigla do nome em inglês), com sede nos EUA, destacou que o Brasil só perde para o Japão em número de profissionais estressados.

"Qualquer desequilíbrio emocional pode diminuir o rendimento de um profissional. Quanto ao estresse não é diferente", comentou Marcelo Pustiglione, médico homeopata e professor de Medicina do Trabalho da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP).

Ele explicou que, se não diagnosticado corretamente e tratado a tempo, o estresse pode se converter em doença com muita facilidade.

"No campo da saúde ocupacional, ele está entre os riscos psicossociais. É uma adaptação insatisfatória, que causa tensões fisiológicas que podem originar outras doenças."

O médico observou que cada pessoa reage ao agente estressor de uma maneira diferente e, quanto mais flexível for o profissional, mais ele poderá reagir positivamente e manter o controle diante de eventos adversos.

"É inegável que o trabalhador satisfeito, saudável e feliz produz mais e se acidenta menos. O estresse não é sempre ruim", disse.

Segundo o especialista, ele pode contribuir para aumentar a percepção e o nível de alerta no trabalho, melhorando o desempenho profissional, por exemplo.

"Tanto as habilidades mentais quanto as físicas melhoram quando estamos espertos e com a adrenalina na medida certa. Assim, metas e desafios clara e objetivamente propostos fazem parte dos ´estressores do bem´."

Veja algumas dicas para lidar com o estresse no ambiente de trabalho:

- Faça intervalos de cinco minutos ao longo do dia;

- Chegue ao trabalho dez minutos adiantado;

- Não confunda competência com competição;

- Mantenha sua mesa limpa;

- Crie iluminação adequada;

- Perfume o ambiente;

- Exercite-se;

- Administre seu tempo e suas atividades;

- Assuma a responsabilidade pela sua vida;

- Aprenda a dizer "Não";

- Recompense a si mesmo;

- Almoce com os amigos;

- Assuma uma postura afetiva; e

- Conheça a si mesmo.









Últimas notícias

Notícias relacionadas



REDES SOCIAIS
Facebook Instagram

Sindicato dos Auxiliares de Administração Escolar em Estabelecimentos Particulares de Ensino no Distrito Federal

SCS Quadra 1, Bloco K, Edifício Denasa, Sala 1304,
Brasília-DF, CEP 71398-900 Telefone (61) 3034-8685
recp.saepdf@gmail.com