Brasília, terça-feira, 15 de outubro de 2024 - 13:33 | Atualizado em: 31 de outubro de 2024 - 9:43
15 de outubro: Dia do Trabalhador em Educação; porque onde se trabalha com educação não só tem professor
Muito além do simples trabalhador. SAEP propõe reflexão ampla sobre o papel do auxiliar administrativo no processo educacional
O Dia do Trabalhador na Educação, celebrado neste 15 de outubro em diversas regiões, conforme a CCT (Convenção Coletiva de Trabalho), não se resume apenas em 1 dia de descanso ou ao fechamento de sindicatos. Para o SAEP, este dia é oportunidade para refletir sobre o importante papel de cada profissional no ambiente escolar, em especial, o do auxiliar administrativo.
Porque onde se lida com educação, não tem apenas professores. Tem 1 conjunto de trabalhadores, todos trabalhando em comunhão pela educação. Do porteiro, ao mais alto cargo ou função, nessa ou naquela instituição de ensino.
Diferente de suas contrapartes em indústrias ou outros setores econômicos ou de serviços, o auxiliar administrativo em instituição de ensino desempenha — ou pelo menos deve desempenhar — papel único e relevante no funcionamento das escolas. Trata-se de contribuição de alcance muito além das tradicionais tarefas de recepção, organização de documentos e atendimento ao público.
Peça-chave
Este profissional é peça-chave na conexão entre professores, alunos, pais e a gestão escolar. A atuação desse profissional abrange desde a logística das atividades escolares, garantindo que as informações fluam corretamente, até a participação ativa no planejamento e na execução de eventos pedagógicos e administrativos.
Enquanto em setores como a indústria, o técnico de laboratório, o porteiro ou o responsável pela TI (Tecnologia da Informação) têm funções para o suporte técnico, na escola, o auxiliar administrativo exerce função que afeta diretamente o processo educacional.
Esse contribui para a organização de agendas, apoio nas demandas pedagógicas e facilitação da comunicação entre os diversos membros da comunidade escolar.
Conhecimento amplo
Por tudo isso, essa posição demanda conhecimento amplo não só de procedimentos administrativos, mas também da dinâmica educacional. Afinal, a escola é espaço de formação, e cada detalhe do seu funcionamento — desde o agendamento de reuniões de pais até a organização de atividades extracurriculares — impacta diretamente a experiência de aprendizagem dos estudantes.
O auxiliar administrativo, portanto, não apenas apoia a escola como instituição, mas também colabora ativamente na construção do ambiente favorável à educação.
Desse modo, neste Dia do Trabalhador na Educação — 15 de outubro —, é essencial reconhecer o importante papel desse profissional que, muitas vezes, nos bastidores, ajuda a escola a cumprir sua missão de formar cidadãos.
É 1 dia para celebrar as conquistas e reforçar direitos, garantidos pela CCT, que assegura melhores condições de trabalho e valorização desse papel essencial para o funcionamento adequado da instituição de ensino.
Viva o Trabalhador em Educação!
A Diretoria
Últimas notícias
Consciência Negra: luta por igualdade de direitos não cessa
12/11 - 19:41 |
Feminicídio: trabalhadora em Educação é a 18ª vítima no DF
12/11 - 19:3 |
Jornada 6x1: PEC resgata debate da redução da jornada e faz máscaras caírem
5/11 - 17:7 |
Enem aborda tema intrínseco à luta sindical em defesa dos trabalhadores
4/11 - 14:34 |
Sindicato: necessária instância coletiva