CCT garante manutenção de benefícios essenciais e fortalece cuidado com a categoria

Brasília-DF, quinta-feira, 4 de dezembro de 2025


Brasília, quinta-feira, 4 de dezembro de 2025 - 18:15

CCT garante manutenção de benefícios essenciais e fortalece cuidado com a categoria

Direitos como auxílio-alimentação, assistência à saúde e bolsas de estudo — não previstos pela CLT — foram preservados após rodadas de negociação e seguem trazendo dignidade ao dia a dia da categoria

Após meses de diálogos intensos às mesas de negociação, o SAEP celebrou, na CCT (Convenção Coletiva de Trabalho) do Ensino Básico, a manutenção de benefícios importantes, que humanizam a rotina dos auxiliares de administração escolar. Trata-se de mais informações sobre a CCT do Ensino Básico, no contexto da série “Por Dentro das Convenções Coletivas”.

Oobjetivo desta série é fazer com que a categoria conheça os detalhes das CCT do Ensino Básico e da Educação Superior, muitas vezes inacessível ao trabalhador ou trabalhadora em razão da linguagem hermética do chamado “juridiquês”.

Leia também: SAEP garante que trabalho igual não pode ter salário desigual no Ensino Superior

O acordo renovado reafirma o compromisso do SAEP em preservar direitos que vão além do mínimo legal. Nos termos em que foi firmada, a CCT traz mais tranquilidade, respeito e humanidade às relações de trabalho.

São conquistas que aliviam o orçamento, acolhem as famílias e demonstram que a valorização começa pelos gestos concretos.


Assistência à saúde

Entre as garantias preservadas está a assistência à saúde. Por meio da Convenção, o Sinepe — sindicato patronal — deve implementar o Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional. A iniciativa será orientada à prevenção, acompanhamento e ambiente de trabalho mais seguro.

Em tempos em que o cuidado com corpo e mente é cada vez mais urgente, preservar esse suporte é proteger vidas. É meio para reforçar o respeito à saúde do trabalhador.


Auxílio-alimentação

A CCT também preserva o fornecimento de auxílio-alimentação ou refeição. Esse é suporte indispensável no cotidiano de cada trabalhador.

A partir de maio de 2025, cada funcionário que cumpra os requisitos e condições previstas na Convenção, continuará recebendo o auxílio por dia trabalhado.

A escola poderá pagar o benefício ou optar por viabilizá-lo de outras maneiras. Veja abaixo:

● R$ 9,50 - este é o valor mínimo a ser pago; ou

● cesta básica mensal no valor de R$ 209; ou

● oferecer refeição no local de trabalho.

Para muitos, esse benefício representa mais do que auxílio: é a segurança de ter o básico assegurado e de seguir a rotina com menos preocupação.


Bolsas de estudo

SAEP entende que a qualificação e a capacitação constantes são os principais meios de luta por melhoria econômica. Por isso, o Sindicato defendeu com ênfase o direito às bolsas de estudo — dos benefícios mais importantes para a categoria.

O acordo mantém a possibilidade de isenção integral ou de desconto de 50% nas anuidades escolares. O benefício vale para empregados, mas é também extensível a cônjuges ou dependentes legais.

Essa conquista amplia oportunidades, fortalece trajetórias e ajuda famílias inteiras com educação mais qualificada.

Educação e luta por direitos caminham juntos, e o resultado das negociações reafirmaram a importância da organização e mobilização sindical. Porque cada direito preservado carrega em si a marca da luta sindical e da união da categoria.

SAEP confirma a importância do diálogo nessa construção. Em cenário de constantes desafios e intensas tentativas de derrubada de direitos, a mobilização e presença ativa do Sindicato são indispensáveis para assegurar a dignidade dos trabalhadores.









Últimas notícias

Notícias relacionadas



REDES SOCIAIS
Facebook Instagram

Sindicato dos Auxiliares de Administração Escolar em Estabelecimentos Particulares de Ensino no Distrito Federal

SCS Quadra 1, Bloco K, Edifício Denasa, Sala 1304,
Brasília-DF, CEP 71398-900 Telefone (61) 3034-8685
recp.saepdf@gmail.com