Brasília, segunda-feira, 2 de fevereiro de 2026 - 17:30
Reformulação de ações serão debatidas em 1ª reunião de diretoria de 2026
Durante o encontro, marcado para sábado (7), dirigentes do SAEP farão análise dos desafios atuais e futuros, para construção de novas estratégias de atuação sindical
Nos últimos 5 anos, o SAEP passou por processo significativo de reestruturação e resgate da representatividade sindical. Chegou o momento de consolidar essa reorganização interna.
Diagnóstico, realizado pela área técnica especializada do Sindicato, identificou que é necessário readequar funções internas e reafirmar o posicionamento político externo da entidade.
O processo se faz necessário, a fim de aprimorar a prestação dos serviços sindicais e aumentar a representatividade da entidade.
Essa reestruturação tem por objetivo construir entidade mais ativa, democrática, organizada e capaz de liderar a categoria da educação privada no Distrito Federal.
Descentralização
Entre os desafios apontados no estudo técnico, que serão discutidos durante a 1ª reunião de Diretoria do ano, estão: “esvaziamento político, centralização excessiva na Presidência e subutilização da diretoria, o que compromete a capacidade de representação, mobilização e expansão sindical do SAEP”.
No encontro de sábado (7), serão debatidas propostas para solução que viabilize o melhor aproveitamento de toda a estrutura organizativa, com redistribuição de responsabilidades entre os representantes sindicais.
Com isso, instância decisiva que é, a Presidência terá maior flexibilidade para atuar na representação externa e promover maior articulação institucional na categoria.
Ampliar eixos de atuação
Devido à conjuntura política e econômica dos últimos anos, o SAEP precisou concentrar trabalhos na área da negociação coletiva. Mas o contexto mudou.
Ainda de acordo com o diagnóstico produzido pela assessoria política do Sindicato, é necessário ampliar eixos de atuação e trilhar caminhos para retomar a presença política e a participação do SAEP nos debates do setor educacional do DF.
Esses e outros tópicos serão discutidos pela diretoria, com objetivo de facilitar a superação das demandas elencadas em curto, médio e longo prazo.
As propostas de solução a serem avaliadas seguirão os seguintes princípios estruturantes:
• Direção coletiva e corresponsável;
• Descentralização administrativa e política;
• Planejamento estratégico permanente;
• Formação política como eixo estruturante;
• Atuação sindical contínua, e não apenas sazonal; e
• Fortalecimento da base sindical e ampliação da sindicalização, que deve ser permanente.
O debate será apenas a 1ª de várias etapas, na realização dessa reestruturação profunda do e no Sindicato.
Últimas notícias
STF e PGR chancelam pejotização: risco de tornar CLT opcional aos patrões
5/2 - 18:20 |
O Brasil real rejeita precarização: 56% querem voltar à CLT e empreendem por falta de opção
15/1 - 11:3 |
Mercosul-União Europeia: salto estratégico ou armadilha de longo prazo? Análise preliminar
15/1 - 10:56 |
O Orçamento da inversão: bilhões para parlamentares, austeridade para os pobres
7/1 - 20:1 |
3 anos do 8/1: dia de celebrar a democracia contra o golpismo bolsonarista

