Brasília, quinta-feira, 23 de julho de 2009 - 15:43
AVANÇO DO PAÍS
Lula: hora de mudar o Congresso é nas eleições
Fonte: Vermelho
Segundo o presidente, ele pessoalmente adota a política de que não pode haver "retrocesso"
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou nesta quarta-feira (22), durante o lançamento do Plano Safra 2009/2010, que o momento de mudar o Congresso é nas eleições e que a população deve escolher aqueles que "têm compromisso" com o Brasil.
De acordo com Lula, ele pessoalmente adota a política de que não pode haver "retrocesso" no País, razão pela qual às vezes o Executivo não encaminha projetos polêmicos para a análise dos parlamentares.
"Muitas vezes quando alguém quer que a gente mande uma coisa precipitada para o Congresso Nacional e muitas vezes o governo não quer mandar é porque a gente sabe que vai perder. Então, ao invés de sofrer um retrocesso, vamos deixar como está e ganhar força para mudar", declarou a uma plateia de mais de mil agricultores familiares.
"Daqui um ano vai ter eleições e é hora de o povo fazer a mudança, melhorar, aprimorar, tirar quem não tem compromisso com esse País e colocar as pessoas que têm compromisso", ressaltou Lula, defendendo que se debata a postura dos gestores e parlamentares para que eleger melhores no próximo pleito.
"Obviamente cada um estabelece a tática política que quer e a estratégia política que quiser, mas a minha política é de acumulação para não ter retrocesso", disse.
Ao comentar conquistas sociais promovidas por seu governo, ele explicou que a população pobre tem conseguido ter maior poder aquisitivo, ao passo que os agricultores, mais condições de trabalhar sua própria terra.
E criticou: "as pessoas descobriram que, quando o pobre tem um pouco de renda, ele ganha, mas o rico também ganha. É preciso acabar com esse antagonismo imbecil de que tem que ter uma minoria rica e uma maioria pobre".
Na avaliação do presidente, nenhum governo fez tanto para a população mais humilde quanto o dele próprio. "Pode ser que algum governo tenha feito igual, mais eu duvido que alguém tenha feito em algum tempo, em todas as áreas", declarou.
Últimas notícias
Estudo do governo indica que modelo 5x2 já predomina no País; e jornada de 40h ganha força
12/3 - 15:42 |
Escala 6×1: a economia avança, quando direitos avançam
12/3 - 11:21 |
Por que 2026 será decidido no detalhe?
12/3 - 10:55 |
Câmara debate avanço da pejotização e alerta para riscos à Previdência e aos direitos trabalhistas
11/3 - 11:58 |
Redução da jornada avança, mas debate na CCJ expõe manobra para atrasar votação
Notícias relacionadas
Por que 2026 será decidido no detalhe?
7/3 - 18:30 | ANÁLISE POLÍTICA, ECONÔMICA E SOCIAL
Trabalho, renda e custo de vida: 3 sinais estruturais da melhora social recente
5/3 - 8:44 |
Congresso amplia licença-paternidade e envia projeto para sanção de Lula
5/3 - 8:38 |
Câmara aprova PEC da Segurança em 2 turnos e envia texto ao Senado
4/3 - 22:22 |
Planalto aposta no diálogo para reduzir jornada e enterrar a escala 6x1

