Pesquisa sobre violência nas escolas chama os educadores para respondê-la

Brasília-DF, terça-feira, 16 de julho de 2024


Brasília, terça-feira, 9 de julho de 2024 - 18:1      |      Atualizado em: 15 de julho de 2024 - 7:26

Pesquisa sobre violência nas escolas chama os educadores para respondê-la

Iniciativa do Onve investiga, em todo o País, atos praticados contra esses profissionais no Brasil. E ainda reflexos no ensino e aprendizado dentro das escolas

Foto: reprodução divulgação Onve.

A pesquisa “Violência contra educadores como ameaça à educação democrática: um estudo sobre a perseguição de educadores no Brasil” traz à reflexão essa questão que tem ganhado os noticiários. 

Realizado pelo Onve (Observatório Nacional da Violência), com apoio do MEC (Ministério da Educação), o estudo vai coletar dados de profissionais de todas as regiões e níveis de educação.

A presidente do SAEP, Maria de Jesus da Silva ressalta a importância de atender ao chamado e responder o questionário. “É um assunto que nos preocupa, porque temos visto casos de agressões a trabalhadores da educação em todo o País”, aponta Maria de Jesus.

“E, infelizmente, isso aumentou, especialmente, durante o governo Bolsonaro, tanto por meio de injúrias e ofensas quanto por ataques físicos mesmo”, acrescenta.

Sigilo garantido

Trata-se de pesquisa voluntária e sem custos, cujos dados serão analisados de maneira anônima, sem identificar o participante. A consulta será por meio de questionário com 81 perguntas, disponível no site do Observatório, até dia 21 de agosto.

O resultado vai ser armazenado em banco de dados seguro e confiável. Com base na análise, o Onve espera que seja possível criar políticas públicas e mecanismos de acolhimento, proteção e fortalecimento social da identidade docente e da autoestima de educadores.

Desse modo, o Observatório reforça, ainda, a importância de a “reconstrução da legitimidade social da escola e dos(as) educadores(as) como central para o desenvolvimento democrático da sociedade”.

Sobre o Observatório

O Onve é fruto de parceria entre a Secadi (Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão), do MEC e a Faculdade de Educação da UFF (Universidade Federal Fluminense).

A pesquisa foi idealizada pelo Need-UFF (Núcleo de Estudos em Educação Democrática da UFF), em parceria com a Abeh (Associação Brasileira de Ensino de História) para ser feita com profissionais da educação de todos os níveis e etapas.









Últimas notícias

Notícias relacionadas



REDES SOCIAIS
Facebook Instagram

Sindicato dos Auxiliares de Administração Escolar em Estabelecimentos Particulares de Ensino no Distrito Federal

SCS Quadra 1, Bloco K, Edifício Denasa, Sala 1304,
Brasília-DF, CEP 71398-900 Telefone (61) 3034-8685
recp.saepdf@gmail.com