Ex-ministro do Trabalho denuncia golpe

Brasília-DF, quinta-feira, 28 de março de 2024


Brasília, quarta-feira, 15 de junho de 2016 - 11:28      |      Atualizado em: 16 de junho de 2016

EFEITOS DO GOLPE

Ex-ministro do Trabalho denuncia golpe


Fonte: Agência Sindical

Ex-ministro do Trabalho fala sobre o governo golpista e ilegítimo de Temer

Ex-ministro do Trabalho do governo Dilma e secretário-geral do PDT, Manoel Dias, esteve em São Paulo, para falar com ativistas e movimentos do partido. O evento também serviu para relançar a Fundação Leonel Brizola/Alberto Pasqualini, órgão de formação. A Agência Sindical cobriu o encontro e entrevistou o político. Confira:

Golpe segue novo padrão
"O Brasil e a democracia sofreram um golpe. Não o tradicional, com derramamento de sangue, mas um golpe desfechado pelas velhas forças conservadoras, apoiadas em forte aparato midiático. É uma espécie de renascimento do udenismo e do lacerdismo."

Ingerência internacional
"Naturalmente, o Brasil é um líder continental. Essa condição incomoda os Estados Unidos, que nos querem em seu quintal. Um dos acertos dos governos petistas foi a política externa, valorizando os parceiros regionais e fazendo da China nosso principal aliado comercial."

Derrotado é o campo popular
"A subida de Temer e do conservadorismo representam uma nova derrota para o campo popular. A esquerda mostrou escasso poder de articulação e de resistência. Isso impõe ao campo popular a obrigação de reforçar suas ações e repensar a estratégia."

Os que foram à rua estão excluídos
"Temer monta o governo interino sem qualquer diálogo com a sociedade, mesmo com os que foram às ruas cobrar mudanças no Brasil. Mal ou bem, essa gente queria mudanças, mas quem assumiu não deu qualquer atenção a esses manifestantes. Claro que isso gera uma forte frustração."

Defesa da legalidade é nossa bandeira
"Ao firmar posição contra a saída de uma presidente eleita pelo voto, mais que apoiar um governo desgastado, o PDT reafirmou seu compromisso com a legalidade. Sem respeito à legalidade e sem as garantias da democracia, o povo não tem como se manifestar e o trabalhador não pode reivindicar."
Brizola, mesmo com a liderança que tinha, foi desconstruído por uma sistemática campanha da grande mídia, aliada do capital local e do capitalismo internacional. Acabou sua vida como um político sem votos.

A desconstrução agora mira o ex-presidente Lula e esse processo ainda não tem um fecho previsível. No campo popular, vejo chances em Ciro Gomes, que tem uma leitura correta do processo político e uma visão madura a respeito do papel do Estado. Porém, ele será observado, fiscalizado e seguido por um batalhão de jornalistas."
Nacionalismo - Falou também no evento o dirigente estadual da Fundação e membro do diretório nacional do PDT, Lúcio Maluf, para quem a ausência da questão nacional no PT fragilizou o projeto de poder do partido. Em sua avaliação, a centralidade da questão nacional é o que mantém vivo o trabalhismo.









Últimas notícias

Notícias relacionadas



REDES SOCIAIS
Facebook Instagram

Sindicato dos Auxiliares de Administração Escolar em Estabelecimentos Particulares de Ensino no Distrito Federal

SCS Quadra 1, Bloco K, Edifício Denasa, Sala 1304,
Brasília-DF, CEP 71398-900 Telefone (61) 3034-8685
recp.saepdf@gmail.com