CUIDAR DA VIDA É A PRIORIDADE!

Brasília-DF, quinta-feira, 28 de março de 2024


Brasília, terça-feira, 21 de julho de 2020 - 14:1

ESCLARECIMENTOS AOS AUXILIARES SOBRE O RETORNO ÀS AULAS PRESENCIAIS.

CUIDAR DA VIDA É A PRIORIDADE!

VIDA É NOSSO BEM MAIS PRECIOSO

O Governador Ibaneis emitiu em Edição Extra no Diário Oficial de 02 de Julho de 2020 (Clique Aqui), o Decreto nº 40.939/2020 que prevê a retomada de aulas presenciais no dia 27 de julho nas escolas privadas, e a partir do dia 31 de agosto nas escolas públicas de forma gradativa. 

No que diz respeito a retomada presencial nas escolas públicas o Item 22 determinou que estudantes, professores(as) e orientadores(as) educacionais que se enquadram no grupo de risco atuarão exclusivamente por meio do ensino mediado por tecnologias.

Portanto, todos(as) aqueles(as) que se enquadram nesta determinação, deverão observar o Artigo 5, Item 4, que orienta como as pessoas que têm algum tipo de comorbidades devem comprovar estar neste grupo. 

Com essa medida o governador atenta contra a saúde pública, pois flexibiliza as medidas de isolamento e distanciamento social sem embasamento técnico ou científico. Ainda com essa medida contraria também seu próprio decreto de calamidade pública.

Em resposta (Clique Aqui) a ação popular proposta para o Tribunal de Justiça do DF e dos Territórios (TJDFT), o juiz da 2ª Vara da Fazenda Pública do DF determinou nesta quarta-feira, 08/07/2020, a medida publicada em edição extra do Diário Oficial: liminar que determina que o Governo do Distrito Federal suspenda, temporariamente, os efeitos do Decreto nº 40.939/2020. Mas ao invés de acatar, Ibaneis publica um novo decreto validando o Decreto n° 40.939/2020 e mantendo a abertura de estabelecimentos, bem como das instituições educacionais com ensino remoto, agora com obrigatoriedade da participação e aferição de presença dos alunos de acordo com o retorno das atividades propostas. A previsão é que o primeiro grupo de estudantes volte para às salas de aula no dia 31 de agosto e que se mantenha um retorno gradual até que voltem todos os alunos da educação infantil.

O SAEP entende que esse retorno é precipitado e quer PRESERVAR A VIDA DOS AUXILIARES DE EDUCAÇÃO, que fazem a linha de frente das instituições e estarão submetidos a arriscarem suas vidas desde a saída de suas casas em transportes públicos lotados, até o próprio fazer de suas atividades e o retorno às suas famílias, que também estarão em contato direto com esse risco. 

O Distrito Federal vem se apresentando com um alto índice de infectados, nesse momento atrás apenas do estado do Paraná. E na contramão disso nosso Governador determina a reabertura de bares, restaurantes e volta às aulas, indo contra recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Conselho de Saúde do Distrito Federal. 

O SAEP alerta que é preciso dialogar com a comunidade escolar em seus vários âmbitos para alcançar soluções de forma coletiva e coerente, atentando que a VIDA É NOSSO BEM MAIS PRECIOSO. É preciso reconhecer os grupos de risco não apenas de dentro da escola, mas até o alcance das famílias, priorizar o trabalho remoto sempre que couber, estabelecer protocolos para um trabalho seguro de todos os Auxiliares das instituições, trazer tranquilidade e bem-estar.

Defendemos um retorno seguro, responsável. Afinal não faz sentido retornar no momento de tamanha ascendência da pandemia do Covid-19.









Últimas notícias

Notícias relacionadas



REDES SOCIAIS
Facebook Instagram

Sindicato dos Auxiliares de Administração Escolar em Estabelecimentos Particulares de Ensino no Distrito Federal

SCS Quadra 1, Bloco K, Edifício Denasa, Sala 1304,
Brasília-DF, CEP 71398-900 Telefone (61) 3034-8685
recp.saepdf@gmail.com