Dilma (PT) dispara para 41%; José Serra (PSDB) cai para 33%

Brasília-DF, domingo, 19 de maio de 2024


Brasília, sábado, 14 de agosto de 2010 - 14:54

DATAFOLHA

Dilma (PT) dispara para 41%; José Serra (PSDB) cai para 33%


Fonte: Portal Vermelho, no Diap

Dados foram divulgados no JN, da Rede Globo, pelo jornalista Willian Bonner, o mesmo que entrevistou os candidatos à Presidência nesta semana. Segundo aliados de Dilma, Bonner foi rude com a petista durante a entrevista e amável com o candidato tucano José Serra quando este foi entrevistado no JN

reprodução

O Jornal Nacional, da Rede Globo divulgou, na sexta-feira (13), os resultados da nova pesquisa Datafolha para a eleição presidencial.

Depois de mostrar durante meses vantagem do candidato tucano, José Serra, agora o Datafolha se "ajusta" aos demais institutos de pesquisa e mostra vantagem ampla da candidata petista, que subiu de 33% para 41%, enquanto Serra caiu de 37% para 33%.

Marina Silva (PV) manteve 10%. Plínio continua com menos de 1%.

A candidata da coligação do PT à Presidência, Dilma Rousseff, em cuja coligação figura o PCdoB, outras legendas de esquerda e uma ampla frente partidária, aparece pela primeira vez à frente de seu principal adversário na corrida eleitoral, José Serra (PSDB), segundo o Datafolha.

De acordo com o levantamento divulgado nesta sexta, a ex-ministra cresceu 5 pontos percentuais com relação à última pesquisa, realizada em julho, e agora tem 41% das intenções de voto.

Ao mesmo tempo, o tucano oscilou negativamente de 37% para 33%. Marina Silva (PV) manteve os 10% que havia registrado na sondagem anterior.

Os dados foram divulgados no Jornal Nacional, da Rede Globo, pelo jornalista Willian Bonner, o mesmo que entrevistou os candidatos à presidência nesta semana.

Segundo aliados de Dilma Rousseff, Bonner foi rude com a candidata petista durante a entrevista e amável com o candidato tucano José Serra quando este foi entrevistado no JN.

Por conta deste episódio, uma das frases mais repetidas pelos internautas no Twitter na noite desta sexta-feira era a seguinte: "Ver o casal 45 William Bonner e Fátima Bernardes, dando a notícia de Dilma 8 pontos á frente de Serra no Datafolha não tem preço..."

Segundo turno
A simulação de segundo turno feita pelo Datafolha também mostra que a vantagem de Dilma sobre Serra subiu e agora é de oito pontos percentuais (49% a 41%).

Há 20 dias, era de só um ponto (46% a 45%).

Na intenção de voto espontânea, Dilma aparece em ascensão: 26% dos eleitores dizem, antes de receber o cartão circular com os nomes de todos os candidatos, que votarão nela (no final de julho, essa taxa era de 21%).

Serra manteve os 16% de citações espontâneas que registrou no levantamento anterior, enquanto 43% dos entrevistados não sabem dizer, sem serem estimulados pela relação de nomes, em quem vão votar.

A rejeição dos eleitores não sofreu alterações: 28% deles não votariam em Serra (contra 26% há 20 dias). Dilma é reprovada por 20% (um ponto percentual a mais que em julho).

O levantamento está registrado no TSE sob o número 22734/2010.









Últimas notícias

Notícias relacionadas



REDES SOCIAIS
Facebook Instagram

Sindicato dos Auxiliares de Administração Escolar em Estabelecimentos Particulares de Ensino no Distrito Federal

SCS Quadra 1, Bloco K, Edifício Denasa, Sala 1304,
Brasília-DF, CEP 71398-900 Telefone (61) 3034-8685
recp.saepdf@gmail.com