Exposição mostra fotos e conta fatos sobre a construção da cidade

Brasília-DF, domingo, 19 de maio de 2024


Brasília, segunda-feira, 19 de abril de 2010 - 16:53

BRASÍLIA 50 ANOS

Exposição mostra fotos e conta fatos sobre a construção da cidade


Fonte: Tribuna do Brasil

reprodução

No ano em que Brasília completa 50 anos, o Banco Central do Brasil (BC) organizou uma exposição diferente das muitas que já foram montadas para homenagear a cidade.

Mais que ver fotos, quem visita a "Moeda, fatos e fotos", faz uma verdadeira viagem ao passado, com direito a trilha sonora, tocada em um aparelho de rádio típico da época – que, aliás, ainda era o principal meio de comunicação no País.

A exposição conta um pouco da história, cultura e economia dos anos 50 e 60. Traz uma mostra de moedas e cédulas que estavam em circulação no período da construção e fundação da cidade, fotografias, revistas e objetos como, por exemplo, cartazes da campanha à presidência de Juscelino Kubitschek e à vice-presidência de João Goulart.

O evento conta também com o apoio do Clube do Automóvel de Brasília, o qual expõe carros que faziam sucesso na época. Documentos do Arquivo Público, assinados por Juscelino Kubitschek, trazem mais um diferencial à mostra.

O servidor do BC, Marcelo Mazzaro, conta que a ideia principal da mostra é contextualizar a construção de Brasília, situando-a no tempo.

"Exibição de fotos da construção de Brasília é comum – encontra-se em qualquer exposição. O que queríamos de verdade era enriquecer a história da construção da cidade, mostrando a trajetória de Juscelino até a inauguração de Brasília. Nosso objetivo era dar voz e vida para uma história real", explica Mazzaro.

Para que o evento ganhasse alma, cada detalhe foi pensando cuidadosamente. Mazzaro levou de seu acervo pessoal artigos e objetos que enriqueceram ainda mais a mostra, como a revista Manchete publicada em 21 de abril de 1960.

Levou também um copo que foi dado de brinde para quem participou da inauguração de Brasília. "Nosso objetivo foi atingido. As pessoas revivem a época ao relembrarem, produtos, propagandas e objetos como a antiga caderneta de poupança", comenta.

A chefe do Museu de Valores do BC, Telma Ceolin, diz que está feliz pelo fato da exposição ter atingido o objetivo, que era oferecer um pouquinho da essência de Brasília como cidade.

"É com muita felicidade que eu vejo isso acontecer. As pessoas se divertem. O espaço está sempre cheio. A exposição virou uma grande festa", comemora.

Benedito Fernandes Saraiva Sobrinho é servidor do BC. Para ele, os vídeos que mostram a construção da cidade são impressionantes. "Pareciam formigas trabalhando. Muita gente faz parte da história desta cidade.

É impressionante o esforço que cada um fez para que Brasília se tornasse realidade em tão pouco tempo", diz Sobrinho, acrescentando que quando chegou à Capital em 1972, ainda tinha muita casa de madeira e a cidade ainda estava em construção.

"Mas o cenário já era bem diferente daquilo que vemos nas imagens do período antes da inauguração", completa.

Estudantes também têm se encantado com a exposição. Vinícius Pontes, 13 anos, ficou admirado com a câmara fotográfica. "Nossa, era preciso levar uma mala para guardar a máquina", diz.

Na escola, segundo Pontes, a história de Juscelino Kubitschek não é tão detalhada. "Não sabia que acidente que ele sofreu tinha sido tão grave. O carro ficou completamente destruído", surpreende-se.

Serviço
A exposição fica aberta ao público no período de 14 de abril a 16 de maio, de terça a sexta-feira, das 10h às 17h30. Nos finais de semana e feriados, o horário é das 14h às 18h.









Últimas notícias

Notícias relacionadas



REDES SOCIAIS
Facebook Instagram

Sindicato dos Auxiliares de Administração Escolar em Estabelecimentos Particulares de Ensino no Distrito Federal

SCS Quadra 1, Bloco K, Edifício Denasa, Sala 1304,
Brasília-DF, CEP 71398-900 Telefone (61) 3034-8685
recp.saepdf@gmail.com