Prazo para imunização contra gripe A é prorrogado para o dia 7

Brasília-DF, domingo, 19 de maio de 2024


Brasília, quarta-feira, 28 de abril de 2010 - 14:0

VACINAÇÃO

Prazo para imunização contra gripe A é prorrogado para o dia 7


Fonte: Jornal Alô Brasilia

Essa foi a solução para aumentar o quantitativo de imunizados. Os últimos números divulgados mostram que apenas 34,8% do público alvo tomou a vacina contra a Gripe A

reprodução

Quem perdeu o prazo para a vacinação contra a gripe H1N1 ainda poderá ir aos postos até o dia 7 de maio.

Assim, a quarta etapa da campanha, iniciada nesta semana para idosos com doenças crônicas, também receberá gestantes, doentes crônicos de outras faixas etárias, crianças de seis meses a menores de 2 anos e jovens de 20 a 29 anos.

A prorrogação foi uma das soluções encontradas para aumentar o quantitativo de imunizados. Os últimos números divulgados mostram que 20,4 milhões de pessoas foram vacinadas contra a doença, o que representa apenas 34,8% do público alvo, mesmo depois do Dia D.

Em nota divulgada nesta segunda-feira (26) pela Assessoria de Imprensa do Ministério da Saúde, o ministro José Gomes Temporão disse estar preocupado com a adesão de gestantes, doentes crônicos e população entre 20 e 29 anos.

Foram vacinadas até agora 48,7% das grávidas, 44,2% dos doentes crônicos e 20,2% dos adultos jovens (entre 20 e 29 anos). "É preciso que as pessoas compareçam. A vacina é eficaz, é segura", afirmou o ministro.

Entre profissionais de saúde, a meta de vacinação já foi atingida. O grupo entre crianças maiores de seis meses e menores de dois anos também apresenta um bom indicador, 75,3%, bem próximo da meta que é 80%.

Na capital federal a meta era imunizar 2,1 milhão de pessoas até o dia 21 de maio. Mas, de acordo com o último balanço divulgado pela Secretaria de Saúde, até agora apenas 610.886 se vacinaram.

Segundo a Secretaria de Saúde, a baixa procura tem sido por falta de esclarecimentos da população e possíveis incômodos colaterais causados pela vacina.

"Existe muita especulação a respeito da vacina contra a gripe A, mas não há nada de verídico nessas mensagens irresponsáveis. Como ocorre com a administração de qualquer medicamento, pode ocorrer reações como febre e dores no corpo e mal estar – perfeitamente administráveis com acompanhamento médico", explicou a chefe do Núcleo de Imunização.

O Ministério da Saúde esclareceu ainda que que somente idosos com doenças crônicas serão vacinados contra a nova gripe.

Os outros receberão apenas a vacina contra a gripe comum que estará disponível nos postos de vacinação das regiões centro-oeste, sudeste e noroeste a partir do dia 8 de maio, até o dia 21.

Na internet, uma página foi disponibilizada pelo Ministério onde a população poderá esclarecer as principais dúvidas sobre a campanha, quem deve e quem não deve se vacinar e possíveis efeitos colaterais. O endereço é www.formspring.me/minsaude.









Últimas notícias

Notícias relacionadas



REDES SOCIAIS
Facebook Instagram

Sindicato dos Auxiliares de Administração Escolar em Estabelecimentos Particulares de Ensino no Distrito Federal

SCS Quadra 1, Bloco K, Edifício Denasa, Sala 1304,
Brasília-DF, CEP 71398-900 Telefone (61) 3034-8685
recp.saepdf@gmail.com