Brasília, terça-feira, 15 de setembro de 2009 - 11:49
DESEMPENHO RUIM
FTB e Fajesu tem vestibular suspenso pelo MEC
Fonte: Tribuna do Brasil
Faculdades de Brasília obtiveram desempenho inferior na avaliação anual. Por conta disso, o Ministério da Educação (MEC) suspendeu o vestibular do curso de pedagogia em duas faculdades locais.
Também oito instituições de ensino superior em todo Brasil tiveram seus cursos suspensos, nesta segunda-feira (14).
Os cursos suspensos da faculdade Jesus, Maria, José (Fajesu), em Taguatinga, e das Faculdades Integradas da Terra de Brasília (FTB), no Recanto das Emas, já estavam sob supervisão do MEC e agora terão de suspender o ingresso de alunos por meio de vestibular ou de outros processos seletivos.
De acordo com o MEC, todas as faculdades estavam sob supervisão por terem obtido resultados insatisfatórios no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) de 2005 e no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Além disso, nos resultados do Enade 2008, divulgados na última semana pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), as instituições voltaram a obter conceito inferior a 3.
A Fajesu tem hoje aproximadamente 280 alunos do curso de pedagogia. O próximo vestibular estava previsto para janeiro de 2010. A coordenadora do curso da instituição, Maria José Barbosa, disse que a faculdade não foi notificada oficialmente pelo MEC sobre a suspensão do vestibular.
Segundo ela, a baixa nota obtida nos exames anteriores do Enade ocorreu porque os alunos boicotaram a avaliação.
Além disso, segundo ela, desde que a Faculdade recebeu a notificação de supervisão, todas as alterações exigidas pelo ministério foram cumpridas, mas, mesmo assim, os supervisores do MEC não foram fazer a vistoria na instituição. Ela disse que teme pela reputação da instituição. As Faculdades Integradas da Terra de Brasília (FTB) preferiram não se pronunciar sobre o assunto.
A secretária de Educação Superior do MEC, Maria Paula Dallari Bucci, disse que a decisão pela suspensão do ingresso de novos alunos tem como principal objetivo preservar os interesses dos estudantes que já estão cursando e também dos futuros alunos.
"Hoje, temos um marco regulatório que permite ao MEC tomar providências em relação a esse problema”, declarou o ministro.
“Antes, nós sabíamos que os cursos estavam mal organizados, mas o ministério não tomava as providências porque não havia um sistema de avaliação robusto o suficiente para garantir que a decisão fosse sustentável, inclusive do ponto de vista jurídico", disse Haddad.
Além da faculdade Jesus, Maria, José e das Faculdades Integradas da Terra de Brasília, a medida cautelar abrange as Faculdades Integradas Diamantino (MT); Faculdade de Jandaia do Sul (PR); Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Carlos Queiroz e Faculdade de Ilha Solteira (SP); Faculdades Integradas de Naviraí, Faculdades Integradas de Cassilândia e Faculdades Integradas de Paranaíba (MS); e Instituto de Ciências Sociais e Humanas (GO).
Últimas notícias
Bolsonaristas articulam PEC contra Justiça do Trabalho e Ministério Público do Trabalho
4/12 - 18:55 |
Brasil mobilizado contra violência às mulheres
4/12 - 18:34 |
Conheça o calendário de atividades do SAEP no fim de ano
4/12 - 18:15 |
CCT garante manutenção de benefícios essenciais e fortalece cuidado com a categoria
1/12 - 13:45 |
Formação e ação: SAEP promove curso para fortalecer a direção sindical
Notícias relacionadas
Bolsonaristas articulam PEC contra Justiça do Trabalho e Ministério Público do Trabalho
1/12 - 13:41 |
Isentar quem ganha até R$ 5 mil não é só alívio. É teste de justiça tributária
28/11 - 15:56 |
A democracia brasileira de ponta-cabeça
19/11 - 9:27 |
TST destrava dissídios e reconhece que sindicato pode acionar Justiça diante de recusa patronal em negociar
12/11 - 15:46 |
PJ x CLT: entre acesso a direitos e ausências desses, trabalhadores querem proteção

