Política de valorização do salário mínimo é inédita no país, diz Dieese

Brasília-DF, segunda-feira, 16 de junho de 2025


Brasília, terça-feira, 20 de abril de 2010 - 15:17

ECONOMIA

Política de valorização do salário mínimo é inédita no país, diz Dieese


Fonte: Agência Sindical

O aumento de 53,67% no valor do salário mínimo entre 2002 e 2009 e a estabilização na distribuição de reajustes salariais acima da inflação, a partir de 2004, só foram possíveis graças à continuidade da política de valorização do mínimo no país.

"A novidade no caso desse aumento real no valor do mínimo é que pela primeira vez temos uma política que o estabilizou. No Plano Real o salário chegou a dobrar de valor, mas não houve continuidade, ele acabaou estagnado. Agora não, o que vemos é a sua valorização constante", afirma o diretor-técnico do Dieese, Clemente Ganz Lúcio.

Ele comentou que um estudo divulgado recentemente pelo Dieese aponta, entre outros aspectos, o fortalecimento do poder de negociação dos Sindicatos e a boa evolução do salário mínimo como fenômenos correlatos.

Ganho real
Ganz Lúcio destaca que, no ano passado, 79,9% dos mais de 200 acordos salariais acompanhados pelo Dieese em todo o Brasil foram fechados com reajustes acima do INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) medido pelo IBGE.

Desde 2005 mais de 70% dos acordos são realizados com ganho real para o trabalhador.









Últimas notícias

Notícias relacionadas



REDES SOCIAIS
Facebook Instagram

Sindicato dos Auxiliares de Administração Escolar em Estabelecimentos Particulares de Ensino no Distrito Federal

SCS Quadra 1, Bloco K, Edifício Denasa, Sala 1304,
Brasília-DF, CEP 71398-900 Telefone (61) 3034-8685
recp.saepdf@gmail.com