Ministro da Educação quer mensalidade nas universidades públicas

Brasília-DF, terça-feira, 14 de maio de 2024


Brasília, quarta-feira, 18 de maio de 2016 - 11:56      |      Atualizado em: 20 de maio de 2016

INTOLERÁVEL

Ministro da Educação quer mensalidade nas universidades públicas


Fonte: HuffPost Brasil

Mendoça Filho votou a favor da PEC 395/2014

O novo ministro da Educação, Mendonça Filho, apoiará a cobrança de mensalidades em cursos de extensão e de pós-graduação em universidades públicas caso as instituições assim desejem. "Embora não seja prioritária no momento, esta é uma discussão que deve ser feita com os reitores e representantes das universidades´´, afirmou ao blog do Fernando Rodrigues.
 
Deputado federal licenciado, Mendonça votou a favor da Proposta de Emenda à Constituição 395/2014. Aprovada em primeiro turno pelo plenário da Câmara em outubro, o texto prevê que instituições poderão cobrar pelos cursos de extensão e de pós-graduação lato sensu.
 
De acordo com a PEC, o ensino público superior de graduação e de pós-graduação acadêmica continua gratuito, além de programas de residência (em saúde) e de formação de profissionais na área de ensino. Em qualquer situação, contudo, caberá à universidade decidir se quer cobrar pelo serviço ou não.
 
Na avaliação de Medonça, a medida seria um reforço ao caixa do setor. Ele foi um dos 318 deputados que votou a favor da medida. Outros 129 foram contra. Na época da votação da PEC, esta era uma demanda muito forte do setor´´, justificou o titular do MEC ao blog. A PEC precisa ser votada em 2º turno pelo plenário da Câmara antes de seguir para o Senado.
 
Equipe
 
Para secretário de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres), o novo titular do Ministério da Educação (MEC) nomeou Maurício Costa Romão, conhecido no cenário político pernambucano, estado onde Mendonça foi governador.
 
Romão participou do governo do atual ministro e de Jarbas Vasconcelos. Ele também atuou como consultor da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES e, foi membro da Comissão de Especialistas de Economia do MEC.
 
Para a secretaria-executiva da pasta, Mendonça nomeou Maria Helena Guimarães e para presidência do Inep, Maria Inês Fini. Ambas estiveram no MEC no governo Fernando Henrique Cardoso e atuaram nos governos tucanos de São Paulo.










Últimas notícias

Notícias relacionadas



REDES SOCIAIS
Facebook Instagram

Sindicato dos Auxiliares de Administração Escolar em Estabelecimentos Particulares de Ensino no Distrito Federal

SCS Quadra 1, Bloco K, Edifício Denasa, Sala 1304,
Brasília-DF, CEP 71398-900 Telefone (61) 3034-8685
recp.saepdf@gmail.com