Brasília se prepara para se tornar a capital federal dos trabalhadores

Brasília-DF, quarta-feira, 30 de outubro de 2024


Brasília, sexta-feira, 7 de agosto de 2015 - 11:54

DIA DE UNIÃO

Brasília se prepara para se tornar a capital federal dos trabalhadores


Fonte: Portal CTB

Encontro da CTB irá reunir dirigentes de todos os estados para uma ampla discussão sobre a conjuntura política, sindical e socioeconômica do país.

Divulgação
Nos próximos dias 10, 11 e 12 deste mês, Brasília vai se tornar a capital federal dos trabalhadores brasileiros. A cidade vai sediar a 17ª reunião nacional da Direção Executiva da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil-CTB (dias 10 e 11) e a 5ª Marcha das Margaridas (dias 11 e 12), maior movimento pelos direitos das mulheres do mundo, coordenada pela Contag e com apoio da CTB.

O encontro da CTB irá reunir dirigentes de todos os estados para uma ampla discussão sobre a conjuntura política, sindical e socioeconômica do país. O debate "Desenvolvimento Nacional e Trabalho" abre a jornada de conferências na segunda-feira, 10.

Um café da manhã, no dia seguinte, com sindicalistas, parlamentares e acadêmicos discutirá o tema "Democracia, soberania e direitos sociais" e terá a participação do sociólogo e cientista político Emir Sader, a deputada federal Jandira Feghali e a presidenta da UNE, Carina Vitral.

Para o presidente nacional da CTB, Adilson Araújo, o quadro político se agravou com a forte ofensiva de setores retrógrados. "É importante reafirmar a defesa do mandato constitucional da presidenta Dilma e da unidade contra o golpismo", diz ele.

Araújo destaca também a fundamental importância do apoio e iniciativa da Contag na realização da Marcha das Margaridas, movimento que tem a CTB como parceira e apoiadora.
Nos dias 11 e 12, Brasília vai receber milhares de mulheres de todo o país para a 5ª Marcha das Margaridas. O primeiro dia oferecerá cursos, palestras e atividades vivenciais às participantes e na quarta-feira, 12, acontece a marcha, efetivamente.

Nesta edição estima-se que mais de 70 mil pessoas deverão marchar até a Esplanada dos Ministérios sob o lema do desenvolvimento sustentável com democracia, justiça, autonomia, igualdade e liberdade e uma pauta de reivindicações que pede o fim da violência contra a mulher, o direito à terra, à educação, saúde e o cumprimento de direitos básicos. O evento contará com a presença da presidenta Dilma Rousseff.

Passi

A CTB também intensifica a partir da segunda quinzena de agosto as atividades do Posto Avançado de Ação Sindical, Social e Institucional, o Passi, criado no início deste ano para funcionar como sede política e apoio físico e logístico para dirigentes e movimentos sociais que atuam na capital federal.

Com o objetivo de aprofundar a luta social e estreitar cada vez mais o vínculo entre a atividade institucional e a luta sindical, o Passi terá plantões permanentes com representantes da esfera sindical nacional da CTB que atua em Brasília de terça a quinta-feira.

"A ideia é dar mais efetividade à participação sindical nos debates que acontecem nas comissões da Câmara e do Senado. Nosso esforço é no sentido de convergir, para que possamos evitar toda e qualquer possibilidade de retrocesso à direita", conclui Adilson Araújo.









Últimas notícias

Notícias relacionadas



REDES SOCIAIS
Facebook Instagram

Sindicato dos Auxiliares de Administração Escolar em Estabelecimentos Particulares de Ensino no Distrito Federal

SCS Quadra 1, Bloco K, Edifício Denasa, Sala 1304,
Brasília-DF, CEP 71398-900 Telefone (61) 3034-8685
recp.saepdf@gmail.com