MEC irá considerar IDH como critério de oferta para o Fies

Brasília-DF, quinta-feira, 28 de março de 2024


Brasília, terça-feira, 15 de dezembro de 2015 - 13:12

DESENVOLVIMENTO HUMANO

MEC irá considerar IDH como critério de oferta para o Fies


Fonte: Correio Braziliense

O Ministério da Educação (MEC) publicou no Diário Oficial da União desta segunda-feira (14) a portaria que define os critérios para distribuição de vagas do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para o primeiro semestre do próximo ano.

De acordo com a determinação, o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de microrregiões passará a ser utilizado como critério, medida que visa privilegiar regiões mais carentes do país. Também será levado em consideração o número de estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Nos anos anteriores, as instituições nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste tinham prioridade.
 
As microrregiões serão identificadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Entre os critérios que serão avaliados estão a demanda por educação superior, calculada a partir de dados do Enem; a demanda por financiamento estudantil, calculada a partir de dados do Fies em 2015; e o índice de desenvolvimento humano municipal (IDHM) da microrregião, calculado a partir da média dos municípios, com base nos estudos desenvolvidos pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento Brasil (Pnud), pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e pela Fundação João Pinheiro.
 
Outros critérios adotados na seleção do segundo semestre deste ano estão mantidos, como a prioridade para cursos das áreas de saúde, engenharia, licenciaturas e pedagogia e a preferência para cursos com notas 4 e 5 nas avaliações da pasta. Além disso, as instituições continuarão tendo que oferecer um desconto de 5% nas mensalidades dos estudantes financiados pelo programa.

A exigência de que o candidato tenha alcançado a pontuação mínima (de 450 pontos e nota acima de zero na redação) no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010 também permanece, assim como necessidade de comprovar renda per capita igual ou inferior a 2,5 salários mínimos.

As mantenedoras de instituições de educação superior têm até 21 de dezembro para assinar o Termo de Participação, no qual constará a proposta de oferta de vagas. A última edição do Fies ofertou mais de 61 mil vagas.









Últimas notícias

Notícias relacionadas



REDES SOCIAIS
Facebook Instagram

Sindicato dos Auxiliares de Administração Escolar em Estabelecimentos Particulares de Ensino no Distrito Federal

SCS Quadra 1, Bloco K, Edifício Denasa, Sala 1304,
Brasília-DF, CEP 71398-900 Telefone (61) 3034-8685
recp.saepdf@gmail.com