Deputado que incita estrupro será julgado pelo STF

Brasília-DF, quinta-feira, 28 de março de 2024


Brasília, quinta-feira, 23 de junho de 2016 - 10:31      |      Atualizado em: 24 de junho de 2016

CONTRA O ESTUPRO

Deputado que incita estrupro será julgado pelo STF


Fonte: Portal CTB

Conhecido por posições machistas, homofóbicas e racistas, Bolsonaro responderá por apologia ao crime de estupro e por injúria

O deputado Jair Bolsonaro (PSC-RJ) será julgado por apologia ao crime de estupro e por injúria em duas ações penais abertas contra ele na terça-feira (21) pelo Supremo Tribunal Federal (STF). As denúncias acatadas pelo Supremo foram motivadas por declarações feitas pelo parlamentar na Câmara e ao jornal Zero Hora em referência à deputada Maria do Rosário (PT-RS), em 2014.

O deputado fez a seguinte (e inacreditável) afirmação: "Ela (Maria do Rosário) não merece [ser estuprada] porque ela é muito ruim, porque ela é muito feia, não faz meu gênero, jamais a estupraria. Eu não sou estuprador, mas, se fosse, não iria estuprar, porque não merece".

Ao analisar a denúncia da Procuradoria Geral da República (PGR) e a queixa da deputada, a segunda turma do STF entendeu, por quatro votos a um, que além de incitar a prática do estupro, Bolsonaro ofendeu a honra da colega. Somente o ministro Marco Aurélio Mello foi contra a abertura da ação penal. Os ministros Luiz Fux, Edson Fachin, Rosa Weber e Luiz Roberto Barroso votaram a favor.

Para o ministro Luiz Fux, não se pode subestimar os efeitos dos discursos que possam gerar consequências como o encorajamento da prática do estupro. "A violência sexual é um processo consciente de intimidação pelo qual as mulheres são mantidas em estado de medo", afirmou. Relator dos processos, ele enfatizou que o deputado repetiu suas declarações em entrevista aos órgãos de imprensa.

Fux também considerou que Bolsonaro não pode ser protegido pela prerrogativa de imunidade parlamentar, já que o que ele disse não tem nenhuma relação com a atividade que exerce na Câmara.

A defesa de Bolsonaro alega que ele tem o benefício da "imunidade parlamentar". Caso condenado, Bolsonaro pode ser punido com pena de 3 a 6 meses de prisão, mais multa.

Outras acusações

As barbaridades ditas por Bolsonaro a Maria do Rosário são apenas um dos casos em que o deputado federal foi denunciado. Ele também é acusado de apologia à tortura por ter dito que o militar Brilhante Ustra — ex-diretor do DOI-Codi do II Exército, onde foram torturados e mortos presos políticos, durante a ditadura militar— seria "o pavor de Dilma Roussef" durante a votação na Câmara do impeachment da presidenta Dilma Rousseff.

A atitude foi repudiada por outros partidos e movimentos democráticos e motivou pedidos à PGR, à Câmara e ao Supremo para que o parlamentar perca seu mandato. Na PGR, a representação foi feita pelo PCdoB, PSOL, PDT, REDE, PT e por representantes do Instituto Vladimir Herzog. À Câmara e ao Supremo, o pedido partiu da OAB do Rio de Janeiro.










Últimas notícias

Notícias relacionadas



REDES SOCIAIS
Facebook Instagram

Sindicato dos Auxiliares de Administração Escolar em Estabelecimentos Particulares de Ensino no Distrito Federal

SCS Quadra 1, Bloco K, Edifício Denasa, Sala 1304,
Brasília-DF, CEP 71398-900 Telefone (61) 3034-8685
recp.saepdf@gmail.com