1ª Campanha Nacional Unificada dos trabalhadores em educação

Brasília-DF, sábado, 27 de abril de 2024


Brasília, quarta-feira, 2 de maio de 2012 - 17:38

REAJUSTE SALARIAL

1ª Campanha Nacional Unificada dos trabalhadores em educação


Por: Daiana Lima

“Tem algo errado no ensino privado”: aumenta o número de matrículas, mensalidades têm reajuste acima da inflação, País vive momento econômico positivo e, mesmo assim, patrões negam reivindicações dos trabalhadores

A campanha salarial dos auxiliares em educação deste ano começa mais forte e com uma novidade: a realização da 1ª Campanha Nacional Unificada dos trabalhadores em educação – professores, auxiliares e técnicos administrativos.

O SAEP participou das discussões para a formulação da campanha e convoca todos os auxiliares de ensino do DF para aderir ao movimento e fortalecer a luta da categoria por melhores condições de trabalho e salário.

O tema da Campanha é "Tem algo errado no ensino privado". A principal reivindicação, o aumento real , tem objetivo de despertar a mídia e a sociedade para os problemas enfrentados pelos trabalhadores das instituições privadas de ensino.

A campanha questiona a contradição entre o momento econômico positivo do País, o crescimento do número de matrículas, o aumento das mensalidades e, mesmo assim, os patrões continuam resistindo e negando as reivindicações dos trabalhadores.

Coordenada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino (Contee), a campanha tem apoio de todos os sindicatos filiados à Contee e das federações de trabalhadores em educação do País.

Reivindicações
Além do aumento real, o SAEP formulou  proposta com todas as reivindicações da categoria e enviou para o sindicato patronal (Sindepes).

As negociações em torno da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) serão apenas com o Sindepes, que representa os donos das instituições de ensino superior, pois os reajustes de 2012 para os trabalhadores da educação básica já estão garantidos na CCT com vigência até 30 de abril de 2013.

A pauta de reivindicações dos trabalhadores do ensino superior começará a ser negociada em maio e, de acordo com manifestação da categoria, as principais necessidades que precisam ser atendidas, são:

- Auxílio alimentação;

- Bolsa de estudos integral;

- Fim do Banco de Horas;

- Plano de cargos e salários (PCS);

- Plano de saúde;

- Redução da jornada de trabalho; e

- Extensão da bolsa de estudos para outras instituições de ensino.

Campanha nacional
Também como forma de divulgar e para facilitar a participação na campanha nacional de reivindicações, a Contee criou página na internet, o  blog Tem algo errado no ensino privado, onde são divulgadas todas ações dos estados. O endereço eletrônico é
www.algoerradonoensinoprivado.org.br.

Outro meio para chamar a atenção dos trabalhadores e da sociedade são os perfis nas redes sociais  Facebook e Twitter.  Para encontrar as contas vá à barra de pesquisa e busque por  Tem algo errado no ensino privado.

Acompanhe a campanha pela internet. Acesse as notícias do blog e participe das redes sociais para se manter informado.









Últimas notícias

Notícias relacionadas



REDES SOCIAIS
Facebook Instagram

Sindicato dos Auxiliares de Administração Escolar em Estabelecimentos Particulares de Ensino no Distrito Federal

SCS Quadra 1, Bloco K, Edifício Denasa, Sala 1304,
Brasília-DF, CEP 71398-900 Telefone (61) 3034-8685
recp.saepdf@gmail.com