Brasília, terça-feira, 12 de fevereiro de 2019 - 12:10
Atenção trabalhador querem acabar com a sua aposentadoria
Por: Portal CTB | Edição: Sônia Corrêa
A sua aposentadoria está na mira do governo Bolsonaro. Defendê-la é papel de cada brasileiro e brasileira trabalhadores. Lute em defesa da Previdência pública e da sua aposentadoria. Leia mais.
O governo Bolsonaro quer acabar com o sistema público de aposentadoria e entregar a administração da Previdência aos bancos, introduzindo o chamado regime capitalização em substituição ao de repartição que vigora ainda hoje no Brasil. A diferença é que no modelo anunciado e defendido pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, patrões e governos deixam de contribuir e a poupança da classe trabalhadora passa a ser gerida pelos banqueiros, que certamente vão lucrar muito com a mudança, em detrimento dos aposentados.
Para que se tenha uma ideia do que isto pode significar é bom saber que, no Chile, onde tal mudança foi implantada pelo general-torturador Augusto Pinochet há mais de 30 anos, os resultados estão sendo colhidos e conhecidos agora: 90,9% dos que se aposentaram no regime de capitalização recebem menos de 50% do salário mínimo e estão condenados à pobreza extrema. Não podemos permitir este retrocesso no Brasil, onde o aposentado não pode receber menos que o piso nacional e a Previdência Pública é o maior e mais eficaz programa de distribuição de renda já criado.
Não seja cúmplice deste crime que querem cometer contra os trabalhadores e as trabalhadoras brasileiras. Reaja. Participe da luta contra a reforma da Previdência de Bolsonaro, que é ainda pior do que a proposta pelo governo Temer, tem por objetivo a privatização e traduz os interesses dos grandes capitalistas, especialmente os banqueiros. Dia 20 de fevereiro as centrais realizam uma Assembleia Nacional em defesa da Previdência Pública e das aposentadorias. O sucesso desta luta depende de você!
Últimas notícias
Jornada e escala: a vez e a hora da pressão social
26/2 - 8:28 |
Escala 6x1 entra na arena decisiva da Câmara
18/2 - 10:34 |
Banco de horas zerado e saldo devedor abonado no Ensino Superior
16/2 - 16:6 |
Morre Renato Rabelo, dirigente histórico do PCdoB, aos 83 anos
16/2 - 15:59 |
Quando a traição vira sentença de morte
Notícias relacionadas
O Orçamento da inversão: bilhões para parlamentares, austeridade para os pobres
12/11 - 15:46 |
PJ x CLT: entre acesso a direitos e ausências desses, trabalhadores querem proteção
21/10 - 15:43 |
A pejotização é a nova face da precarização do trabalho
16/10 - 10:16 |
Mínimo sobe para R$ 1.631 em 2026, alta nominal de 7,44% sobre piso atual
13/10 - 14:32 |
Reforma Trabalhista: 8 anos de retrocessos travestidos de modernização

