SAEP inicia discussão com patronal para recuperar perda salarial da categoria

Brasília-DF, terça-feira, 15 de abril de 2025


Brasília, sexta-feira, 11 de abril de 2025 - 15:59

SAEP inicia discussão com patronal para recuperar perda salarial da categoria

Sindicato ouviu as ponderações do Sinepe sobre a pauta de reivindicações não remuneratória, com impacto no dia a dia dos trabalhadores

Foto: Romênia Mariani/Secom Contee
Da esquerda para direita: Mario Lacerda e Izac Oliveira, assessores do SAEP; Kelly Freitas, advogada do SAEP; Davi Barbobsa, diretor de Comunicação do SAEP; Luiza Silva, vice-presidente do SAEP; e Geraldo Santana, assessor jurídico da Contee.

A manhã da última quinta-feira (10) foi de diálogo e busca de entendimentos, do SAEP, com o sindicato dos patrões. O Sinepe (Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Distrito Federal) analisou as demandas apresentadas pelo Sindicato, que expôs as demandas da categoria.

Dentre os pontos discutidos no encontro estão: banco de horas, recesso de monitores e assistentes de sala, insalubridade, licenças maternidade e paternidade e modalidade de contratação.

“O momento é oportuno para apresentar as inquietações e necessidades da categoria de modo bem amplo. Demonstrar o que ainda não funciona ou não está adequado do ponto de vista da funcionalidade do trabalho”, explicou a vice-presidente do SAEP, Luiza Silva.

E acrescentou: “Mas, claro, estamos conscientes de que isso deve ser feito com calma e muita técnica”.

Essa reunião foi a segunda rodada de entendimentos.

Próxima rodada
Os tópicos debatidos ainda serão retomados na próxima reunião, marcada para dia 15 de maio, quando vai ocorrer, então, a terceira rodada de entendimentos.

Essa data foi escolhida tendo como referência a expectativa de divulgação do INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), que corrige o poder de compra dos salários.

As rodadas de negociações são importantes para afunilar os entendimentos entre o Sindicato e os patrões.

“Apresentamos nossas demandas e também escutamos as ponderações do outro lado. Isso é fundamental para construir uma convenção alinhada, segura e viável de ser praticada”, destacou o diretor de Comunicação do SAEP, Davi Barbosa.

Aos poucos, Sinepe e SAEP traçam os caminhos para a construção de acordo entre as partes, que vai se concretizar na chamada Convenção Coletiva de Trabalho que atende às partes — trabalhadores e patrões.









Últimas notícias

Notícias relacionadas



REDES SOCIAIS
Facebook Instagram

Sindicato dos Auxiliares de Administração Escolar em Estabelecimentos Particulares de Ensino no Distrito Federal

SCS Quadra 1, Bloco K, Edifício Denasa, Sala 1304,
Brasília-DF, CEP 71398-900 Telefone (61) 3034-8685
recp.saepdf@gmail.com