Brasília, quarta-feira, 4 de janeiro de 2012 - 11:30
REPRESENTAÇÃO DAS MULHERES
Desafios da bancada feminina vão de saúde a política e violência
Fonte: Diap
Os principais desafios da bancada na Câmara são: melhorar a atenção à saúde da mulher brasileira; garantir paridade entre homens e mulheres na reforma política; fazer cumprir a Lei Maria da Penha; e assegurar igualdade de oportunidade no ambiente de trabalho
Uma série de desafios pontua a pauta feminina da Câmara para o novo ano. É preciso garantir a emancipação da mulher no mercado de trabalho, conquistar direitos na saúde, ganhar mais espaço na política e fazer valer cada vez mais a Lei Maria da Penha (11.340/06).
"A pauta da mulher está atrasada, muito atrasada", resume a 1ª vice-presidente da Câmara, deputada Rose de Freitas (PMDB-ES).
Para ela - primeira mulher a assumir um cargo na Mesa Diretora -, faltam principalmente investimentos na saúde da brasileira.
Como problemas, ela destaca as falhas na prevenção do câncer de mama e do colo de útero e defende a instalação de mamógrafos em toda a rede pública e a universalização da vacina contra o HPV, o vírus causador do câncer de colo de útero.
"Nós, mulheres, é que temos que redigir leis obrigando as prefeituras a fazer cadastros para esses exames", diz.
A saúde da mulher presidiária é o que preocupa a coordenadora da bancada feminina na Câmara, deputada Janete Rocha Pietá (PT-SP). "A presidiária tem uma situação precária de atendimento", lamenta.
Os principais desafios da bancada feminina são: melhorar a atenção à saúde da mulher brasileira; garantir paridade entre homens e mulheres na reforma política; fazer cumprir a Lei Maria da Penha; e assegurar igualdade de oportunidade no ambiente de trabalho.
Últimas notícias
Escala 6×1: a economia avança, quando direitos avançam
12/3 - 11:21 |
Por que 2026 será decidido no detalhe?
12/3 - 10:55 |
Câmara debate avanço da pejotização e alerta para riscos à Previdência e aos direitos trabalhistas
11/3 - 11:58 |
Redução da jornada avança, mas debate na CCJ expõe manobra para atrasar votação
11/3 - 11:37 |
Estudo do Trabalho indica que jornada de 40 horas é viável no Brasil
Notícias relacionadas
PEC da Mulher é aprovada em primeiro turno no Senado
1/7 - 10:36 | REPRESENTATIVIDADE
Senadoras discutem o alcance das cotas de mulheres no Legislativo
8/8 - 14:52 | BENEFÍCIOS SOCIAIS
Governo dá preferência às mulheres no recebimento de benefícios
26/5 - 14:30 | AGENDA DA SEMANA
Acompanhe as discussões do Congresso Nacional nesta semana
16/4 - 17:0 | BALANÇO SOCIAL
Bolsa Família mantém cerca de 435 mil fora da extrema pobreza

