Brasília, sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012 - 13:7
LUTA HISTÓRICA
Conquista do voto feminino completa 80 anos
Fonte: Portal Vermelho, com R7
Até 1932, só homens podiam votar no Brasil. Direito foi garantido após décadas de marchas e manifestações
A mídia hegemônica como sempre se cala diante de situações que envolvem a luta do povo brasileiro e suas conquistas. Lamentável que os 80 anos do voto feminino comemorados nesta sexta-feira (24), tenha sido solenemente ignorado pela maior parte dos veículos de comunicação.
Foi em 1932 que as mulheres, depois de muita luta, conquistaram o direito ao voto. Alcançaram parte de sua cidadania ao poderem participar das eleições. A outra parte – a do reconhecimento social como agentes políticos – ainda está por ser plenamente conquistada, apesar dos grandes avanços obtidos no decorrer destas 8 décadas.
A participação das mulheres na política vem sendo garantida pela luta incansável dos movimentos feministas, pela inclusão de políticas afirmativas no arcabouço legal brasileiro, que torna obrigatória a presença da mulher nas chapas eleitorais, mas principalmente pela determinação de mulheres que não se deixaram ficar à margem dos homens na sociedade.
Em 2010, a eleição de Dilma Rousseff para presidência da República derrubou um tabu e certamente está contribuindo para estimular a participação feminina nos espaços de poder. A promoção de mulheres para postos estratégicos na administração federal tem sido uma das tônicas do governo da presidenta Dilma. Uma atitude progressista que merece reconhecimento e incentivo.
Mas a estrada não chegou ao fim. Ainda há muito a percorrer. Somos poucas nas gestões das empresas, nos poderes Judiciário, Executivo e Legislativo – ainda que estejamos representadas no principal cargo eletivo do país.
História
Até 1932, só homens podiam votar no Brasil. O direito foi garantido às mulheres apenas com a criação do Código Eleitoral Provisório, em 24 de fevereiro daquele ano, após décadas de marchas e manifestações de ativistas.
A obrigatoriedade do voto feminino foi aparecer apenas em 1946. Hoje, as mulheres representam a maioria dos eleitores no país. E, pela primeira vez na história, o Brasil tem uma voz feminina na Presidência da República – Dilma Rousseff.
No entanto, a grande maioria dos cargos públicos eletivos ainda é ocupada por homens. A cidade de São Paulo, por exemplo, teve apenas duas mulheres em seu comando, dentre 60 prefeitos.
Últimas notícias
ENSINO SUPERIOR: Conquistas que valem a pena e valorizam a luta
8/9 - 12:20 |
A “morte por desespero” no Brasil: face oculta do neoliberalismo
8/9 - 11:51 |
Aragarças, Jacareacanga, 1964, 8 de janeiro e anistia
5/9 - 16:25 |
Aberto prazo para manifestação de oposição no Ensino Superior
28/8 - 17:45 |
SAEP abre prazo para oposição à contribuição assistencial
Notícias relacionadas
A “morte por desespero” no Brasil: face oculta do neoliberalismo
1/8 - 11:25 |
SAEP convoca para 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres
15/7 - 14:30 |
Distribuição de renda no Brasil retrata desigualdades racial e de gênero
13/3 - 10:27 |
8 de março: Flora Lassance: Ser mulher vale a pena; mas é preciso lutar
12/3 - 12:4 |
8 de março: a histórica força feminina nas lutas sociais