Encontro Nacional da CTB discute papel da mulher no cenário político

Brasília-DF, sábado, 7 de junho de 2025


Brasília, segunda-feira, 25 de maio de 2015 - 13:1

REUNIÃO

Encontro Nacional da CTB discute papel da mulher no cenário político

As reuniões aconteceram na sede da Contag (Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura) em Brasília

Divulgação
Encontro

O Encontro Nacional da Mulher Trabalhadora da CTB, central sindical a qual o SAEP é filiado, aconteceu neste fim de semana, de 22 a 24,e contou com exposição da coordenadora-geral da União Brasileira de Mulheres, Lúcia Rincon, e do representante da Coalizão pela Reforma Política e Democrática pela OAB Federal, Aldo Arantes. "O tema desse encontro está em sintonia com a realidade do momento, do que está acontecendo no Brasil. E as mulheres têm um papel decisivo na política e tem que participar efetivamente da discussão da Reforma Política e Democrática", disse Arantes.


As reuniões aconteceram na sede da Contag (Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura) em Brasília. "Julgamos ser este momento muito apropriado para debater o machismo e as restrições impostas às mulheres no mercado de trabalho e na sociedade", diz Ivânia Pereira, secretária da Mulher Trabalhadora da CTB. Por isso, "convidamos as CTBs estaduais a organizarem a participação de suas delegações. É fundamental que as mulheres tomem a frente das lutas porque o que acontece na política tem reflexos diretos nas nossas vidas", argumenta.
 
Segundo Ivânia, o encontro teve como objetivoa sistematização das questões de igualdade de gênero na CTB. "Principalmente para a mulher trabalhadora, maioria da sociedade, porque o patriarcalismo joga sobre os ombros das mulheres as obrigações domésticas", acentua. Assim, defende ela, "a luta por creches é essencial para a vida das trabalhadoras. Existe um déficit de 9 milhões de vagas em creches, o que dificulta a vida de todas as mães. Creche é um direito da criança e uma necessidade da família".

Além das dirigentes nacionais cetebistas, o encontro contou com a presença de representantes de entidades parceiras como UBM (União Brasileira de Mulheres), Unegro (União de Negros pela Igualdade), Contag, Metalúrgicas, Coalizão pela Reforma Política Democrática, entre outras, além de parlamentares e representante da SPM (Secretaria de Políticas para as Mulheres, da Presidência da República).

Ao final do evento foi formulado um documento com os principais pontos abordados e as deliberações do encontro.
 








Últimas notícias

Notícias relacionadas



REDES SOCIAIS
Facebook Instagram

Sindicato dos Auxiliares de Administração Escolar em Estabelecimentos Particulares de Ensino no Distrito Federal

SCS Quadra 1, Bloco K, Edifício Denasa, Sala 1304,
Brasília-DF, CEP 71398-900 Telefone (61) 3034-8685
recp.saepdf@gmail.com