Brasília, quarta-feira, 28 de outubro de 2009 - 16:2
TRANSPORTE PÚBLICO
350 novos ônibus começam a circular no Distrito Federal
Fonte: Agência Brasília
O GDF colocou mais 350 ônibus novos em circulação, nesta quarta-feira (28), no Eixão Sul. O governador José Roberto Arruda disse que o objetivo é chegar ao fim do ano de 2010 com todos os veículos com menos de três anos de uso.
"Falta muito pouco para a gente ter a frota totalmente renovada. Com o fim do transporte pirata, aumentou o total de passageiros no sistema convencional", afirmou Arruda.
Agora, dos 2,6 mil veículos que rodam pela cidade, 1950 têm menos de dois anos de idade, incluindo 450 micro-ônibus.
"O governo investiu pesado no transporte coletivo e as mudanças estão aí. O combate à pirataria gerou um aumento na receita das operadoras. Passamos o número de viagens de 3 mil para 6,2 mil. Quando esse número aumenta, o tempo de espera diminui", explicou o secretário de Transportes licenciado, Alberto Fraga.
O secretário lembrou, ainda, que o governo criou alternativas para impedir o aumento das tarifas, como, por exemplo, a isenção do Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços sobre o combustível consumido pelas empresas. Outra medida, a isenção do pagamento do IPVA (Imposto de Propriedade sobre Veículos Automotores), tramita na Câmara Legislativa.
Todos os 350 veículos entregues nesta quarta-feira são adaptados para pessoas com deficiência. Isso elevou para 950 o total de ônibus com acessibilidade, o que não havia antes de 2007.
Segundo o diretor do DFTrans, Paulo Henrique Munhoz, desde que foi iniciada, em 2007, a renovação da frota reduziu a idade média dos ônibus de 14 para 4,4 anos. A idade prevista para circulação dos veículos é de sete anos, embora a legislação permita o uso até os 10.
Últimas notícias
PL prevê volta da assistência sindical na homologação de demissões
10/6 - 10:7 |
Prazo para inscrição no Enem 2025 é prorrogado até sexta-feira (13)
6/6 - 15:22 |
SAEP convoca filiados para Assembleia de eleição dos delegados que irão para o 11º Conatee
5/6 - 17:53 |
SAEP apoia greve dos professores da rede pública; docente mal remunerado é descompromisso com educação de qualidade
3/6 - 18:24 |
Racismo: discriminação na UCB reacende debate, que sempre volta porque não é enfrentado como problema de Estado
Notícias relacionadas
SAEP apoia greve dos professores da rede pública; docente mal remunerado é descompromisso com educação de qualidade
8/2 - 19:10 |
Iniciada licitação para concessão da Rodoviária privatizada do Plano Piloto
1/11 - 11:22 |
Proposta de privatização da rodoviária é rechaçada por comerciantes
10/5 - 15:42 | MOÇÕES E NOTAS PÚBLICAS
Contee apoia integral e incondicionalmente greve das professoras e professores do DF
9/1 - 16:12 | NOTA PÚBLICA
Centrais conclamam sindicatos a protegerem Estado de Direito