Inscrições para mulheres nas turmas do IFB vão até esta sexta (24)

Brasília-DF, sábado, 4 de maio de 2024


Brasília, terça-feira, 21 de agosto de 2012 - 17:34      |      Atualizado em: 23 de agosto de 2012

CONSTRUÇÃO

Inscrições para mulheres nas turmas do IFB vão até esta sexta (24)


Fonte: Secretaria de Estado da Mulher

Podem se inscrever mulheres acima de 18 anos e com ensino fundamental completo

reprodução

Terminam nesta sexta-feira (24) as inscrições para o programa Mulheres na Construção, que oferece cursos gratuitos de azulejista e pintora de obras. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Mulher do Distrito Federal, o Instituto Federal Brasília (IFB) e a Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco).

Para participar da seleção é preciso ter, no mínimo, 18 anos de idade e ter concluído a primeira fase do ensino fundamental, antiga 4ª série do primário. A seleção será feita seguindo critérios como renda, número de filhos, local de moradia, entre outros.

Serão oferecidas duas turmas, com 40 alunas cada, para ceramistas; e quatro turmas, com 40 alunas cada, para pintora. Das turmas de pintoras, uma é exclusiva para as moradoras de Águas Lindas.

Inscrição
O processo seletivo é composto pelo preenchimento da ficha de pré-inscrição do IFB, participação obrigatória na palestra no IFB de Samambaia e posterior análise do atendimento dos critérios descritos no edital.

Para realizar a inscrição o candidato deverá comparecer em um dos postos de inscrição indicados (veja no quadro abaixo), no período compreendido entre às 9h do dia 10 de agosto até às 17h do dia 24 de agosto de 2012, considerando o horário oficial de Brasília, para preencher a ficha de inscrição e o questionário diagnóstico.

Os cursos
Cada estudante recebe o material didático, uma camiseta do programa e um kit com ferramentas. Além disso, tem direito ao passe livre, para ir e voltar para a escola de graça, de ônibus ou metrô (só para os estudantes que moram no DF). Ao todo, são oferecidas 240 vagas para azulejista e pintora de obras. As aulas são totalmente gratuitas.

O diferencial dos cursos é que eles vão além do ensinamento da parte técnica, ofertando noções de cidadania e direitos da mulher, direitos do trabalho, economia solidária e empreendedorismo, além de matemática e português aplicados, bem como os conhecimentos relacionados à formação profissional de azulejista e pintora de obras.

"A qualificação profissional é um dos caminhos para a emancipação e autonomia das mulheres. No setor da construção civil, estes valores assumem uma concepção ainda maior, tendo em vista que este é um ramo novo para a maioria das cursistas e que será conquistado e desbravado por elas, no projeto Mulheres na Construção", explica a secretária de Estado da Mulher, Olgamir Amancia.

As aulas serão ministradas no Campus do IFB em Samambaia Sul (QN 304, conjunto 1, lote 2 - em frente à Diretoria Regional de Ensino de Samambaia). A duração do curso será de 15 semanas, aproximadamente três meses. Todas as formandas serão encaminhadas pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Sinduscon-DF) ao mercado de trabalho para um estágio nas empresas de construção civil.

Mais informações e orientações pelo telefone 156 opção 6.









Últimas notícias

Notícias relacionadas



REDES SOCIAIS
Facebook Instagram

Sindicato dos Auxiliares de Administração Escolar em Estabelecimentos Particulares de Ensino no Distrito Federal

SCS Quadra 1, Bloco K, Edifício Denasa, Sala 1304,
Brasília-DF, CEP 71398-900 Telefone (61) 3034-8685
recp.saepdf@gmail.com