Brasília, quarta-feira, 17 de junho de 2009 - 11:46 | Atualizado em: 18 de junho de 2009
DIREITOS EXIGIDOS
SAEP ingressa na Justiça contra faculdades Darwin e Fortium
Por: Daiana Lima
Sindicato entra com reclamação trabalhista contra a Faculdade Darwin. Audiência está marcada para o dia 17 de julho, no TRT. Fortium é notificada por descumprir legislação trabalhista

Exigem-nos o máximo nos pagando o mínimo. Atraso no pagamento do salário, férias, 13°, retenção do FGTS e do INSS, e não pagamento de vale-transporte. É isto que está acontecendo nas faculdades Darwin e Fortium.
Estas são algumas das irregularidades que acontecem com freqüência em algumas instituições de ensino privado do Distrito Federal.
É desta forma que muitos patrões tratam os auxiliares de administração escolar. Desrespeitam os direitos trabalhistas e, ainda, descumprem a Convenção Coletiva de Trabalho.
O SAEP está atento às irregularidades nos estabelecimentos e já tomou as providências necessárias para o cumprimento dos direitos dos trabalhadores.
Desta forma, a direção do Sindicato entrou com uma reclamação trabalhista contra a Faculdade de Ciências, Educação e Tecnologia Darwin (Faceted), pelo não cumprimento da legislação trabalhista.
A Faculdade Fortium, também, foi notificada por inadimplência quanto aos direitos, normas e condições de trabalho.
Irregularidades na Darwin
A Faceted vem descumprindo os direitos trabalhistas desde abril de 2008. O Sindicato notificou a instituição e tentou resolver a situação extra-judicialmente.
No entanto, a faculdade não regularizou as pendências, nem propôs um acordo com os trabalhadores.
O processo 929/09, que corre na 9ª Vara do TRT (Tribunal Regional do Trabalho), denuncia irregularidades como:
- não pagamento da multa sobre o salário devida para cada empregado, acrescido de juros legais, a incidir sobre os salários pagos em atraso;
- não pagamento do vale-transporte; e
- não pagamento dos recolhimentos previdenciários (INSS) e também do FGTS.
Julgamento da ação
O processo será julgado no dia 17 de julho, às 14 horas, na 9ª Vara do TRT 10ª Região, onde a instituição autuada deve apresentar uma proposta de acordo. É o que quer o Sindicato.
Notificação da Fortium
A direção do SAEP denunciou à Delegacia Regional do Trabalho (DRT) as irregularidades da empresa Fortium.
A instituição não paga com regularidade o salário dos auxiliares. Também não tem depositado o FGTS nem tampouco repassado as contribuições previdenciárias ao INSS.
Como se isso não bastasse, a Fortium tem, ainda, exigido de vários funcionários jornadas de trabalho além do limite legal. Inclusive, com escalas de segunda a domingo, sem folga semanal ou direito de compensação.
A Superintendência Regional do Trabalho e Emprego já inspecionou a instituição. Resta, agora, a empresa regularizar as pendências para que possa restabelecer a normalidade.
Em defesa dos trabalhadores
A presidente do SAEP, Maria de Jesus da Silva, afirma que, "a diretoria do Sindicato tem lutado em defesa da categoria e exigido o cumprimento dos direitos trabalhistas e também o cumprimento da CCT".
Além disso, diz Maria, "o interesse do Sindicato é defender os direitos e interesses da categoria, sejam eles individuais ou coletivos".
Combate às irregularidades
É preciso que a categoria fique atenta aos seus direitos, pois só assim a convenção coletiva de trabalho e própria legislação será respeitada pelos patrões.
Se na instituição em que trabalha não se respeita os direitos trabalhistas, acione o Sindicato. A direção da entidade visitará a instituição de ensino e, se necessário, tomará as providências devidas.
É preciso que todos os trabalhadores fiquem atentos, pois os direitos dos trabalhadores devem ser cumpridos!
Leia também:
SAEP vai tomar providências contra desrespeito aos direitos dos trabalhadores
Sindicato está atento às irregularidades das instituições
Últimas notícias
PL prevê volta da assistência sindical na homologação de demissões
10/6 - 10:7 |
Prazo para inscrição no Enem 2025 é prorrogado até sexta-feira (13)
6/6 - 15:22 |
SAEP convoca filiados para Assembleia de eleição dos delegados que irão para o 11º Conatee
5/6 - 17:53 |
SAEP apoia greve dos professores da rede pública; docente mal remunerado é descompromisso com educação de qualidade
3/6 - 18:24 |
Racismo: discriminação na UCB reacende debate, que sempre volta porque não é enfrentado como problema de Estado
Notícias relacionadas
Mais de 9 mil instituições de ensino privado devem o FGTS
22/5 - 14:41 | CAMPANHA SALARIAL 2017
Intransigência patronal pode levar categoria à decretação de greve
24/12 - 10:48 |
SAEP intensifica defesa dos trabalhadores e ressalta unidade para o próximo ano
3/11 - 18:43 | AÇÃO SINDICAL
Rede JK de ensino descumpre legislação e responderá à Justiça do Trabalho
3/6 - 10:16 | GOLPE
Em defesa entregue ao Senado, Dilma diz: Gravações revelam conspiração