Demissão imotivada e previdência complementar estão na pauta

Brasília-DF, domingo, 28 de abril de 2024


Brasília, segunda-feira, 11 de julho de 2011 - 14:22

AGENDA POLÍTICA

Demissão imotivada e previdência complementar estão na pauta


Fonte: Diap

Veja estes e outros destaques da agenda política da semana

reprodução

Retorna nesta semana à Comissão de Trabalho, o projeto de lei complementar (PLP) 8/03, do deputado Maurício Rands (PT-PE), que regulamenta o inciso I do artigo 7º da Constituição Federal, que protege a relação de emprego contra a despedida arbitrária ou sem justa causa.

O relator, deputado Sílvio Costa (PTB-PE), apresentou parecer pela rejeição da matéria.

- Previdência complementar do servidor
Outra matéria que retorna à pauta é o PL 1.992/07, do Poder Executivo. A proposta institui o regime de previdência complementar para os servidores públicos federais titulares de cargo efetivo, inclusive os membros dos órgãos que menciona, fixa a alíquota de contribuição de 7,5% e o limite máximo para a concessão de aposentadorias e pensões pelo regime de previdência de que trata o artigo 40 da Constituição, autoriza a criação de entidade fechada de previdência complementar denominada Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal (Funpresp) que será estruturada em forma de fundação com personalidade jurídica de direito privado.

O relator da matéria na Comissão de Trabalho é o deputado Silvio Costa e seu parecer é pela aprovação do projeto.

A deputada Alice Portugal (PCdoB-BA) apresentou voto em separado para rejeitar a proposta.

- Gorjeta
O PL 7.443/10, do Senado Federal (PLS 471/2009), que acrescenta parágrafos 4º a 6º ao artigo 457 da CLT para tipificar a apropriação indébita de gorjeta, pode ser apreciado.

O relator, deputado Filipe Pereira (PSC-RJ) apresentou parecer pela aprovação da matéria.

- Fracionamento de férias do trabalhador
Também está na pauta o PL 7.386/06, do Senado Federal (PLS 116/2003), que dá nova redação ao artigo 134 da CLT, para alterar o critério de concessão de férias.

Na prática, a proposta busca autorizar a divisão das férias dos trabalhadores em até três períodos de dez dias corridos, mediante acordo escrito, individual ou coletivo.

O relator da matéria, deputado Laércio Oliveira (PR-PE) ofereceu parecer pela aprovação do projeto.

O projeto não é benéfico para os trabalhadores, pois o empregador pode escolher, segundo sua conveniência, que pode ser, desse modo, inconveniente para o trabalhador, esse período de "férias fatiadas". Por exemplo, em períodos de feriados prolongados, quando normalmente o trabalhador tem assegurado dias de descanso ou em períodos de recesso, como o do Natal e Ano Novo.

- Indenização do empregado doméstico
A Comissão pode votar o PL 6.465/09, do Senado Federal (PLS 175/06), que acrescenta parágrafo ao artigo 18 da Lei 8.036, de 11 de maio de 1990, para dispensar o empregador doméstico do pagamento da indenização ali prevista.

A matéria tem parecer favorável da relatora, deputada Fátima Pelas (PMDB-AP). O deputado Assis Melo (PCdoB-RS), apresentou voto em separado pela rejeição da matéria.

- Contribuição sindical
O PL 6.688/09, do Senado Federal (no senado PLS 281/2008), que altera dispositivos da CLT, para fixar prazo para recolhimento da contribuição sindical retorna a pauta do colegiado.

O relator, deputado Augusto Continho (DEM-PE) apresentou parecer pela aprovação do projeto. De acordo com a proposta, fica o dia 5 de abril de cada ano como data para o recolhimento da contribuição sindical dos empregados e trabalhadores avulsos, além de autorizar essa arrecadação por outras instituições financeiras do País.

- Demissão por alcoolismo
O colegiado pode votar ainda o PL 7.805/10, do Senado Federal (PLS 48/2010), que altera o artigo 482 da CLT e o artigo 132 da Lei 8.112, de 11 de dezembro de 1990, para disciplinar a demissão do alcoolista e estabelecer-lhe garantia provisória de emprego.

A relatora, deputada Andreia Zito (PSDB-RJ) apresentou parecer pela rejeição do projeto.

- Aviso prévio proporcional
Na pauta está também o PL 1.122/07, que altera o artigo 487 da CLT para disciplinar a proporcionalidade do aviso prévio.

A relatora, deputada Gorete Pereira (PR-CE) ofereceu parecer pela aprovação do projeto. Foi concedida vista da proposta ao deputado Silvio Costa (PTB-PE).

- Trabalhador estudante
De autoria do deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP), o PL 4.475/08, que concede horário especial ao trabalhador estudante, pode ser votado na Comissão.

O relator, deputado Assis Melo (PCdoB-RS) ofereceu parecer pela aprovação da matéria.

- Reclamação trabalhista
O colegiado pode votar o PL 5.897/09, do deputado Lincoln Portela (PR-MG), que proíbe a inclusão do nome do trabalhador que ajuizou reclamação trabalhista contra seu empregador em listas cadastrais de entidades de qualquer natureza.

O relator, que apresentou parecer pela aprovação do projeto é o deputado Augusto Continho (DEM-PE).

- Jornada de trabalho do teleatendente ou telemarketing
O colegiado pode apreciar ainda o PL 6.979/10, da deputada Manuela D´Ávila (PCdoB-RS), que altera a CLT para dispor sobre a duração da jornada máxima de trabalho dos operadores de teleatendimento ou telemarketing.

A matéria tem parecer favorável do deputado Vicentinho (PT-SP).

- Pagamento de aluguel consignado em folha
O PL 462/1, que institui a consignação em folha de pagamento de aluguéis residenciais, pode ser apreciado pela Comissão.

O relator, deputado Laércio Oliveira (PR-SE) ofereceu parecer pela aprovação do projeto. Já foi concedido vista ao deputado Ronaldo Nogueira (PTB-RS).

A comissão se reúne, nesta quarta-feira (13), às 10h no plenário 12.

Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania

- Obrigações sindicais
A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania da Câmara pode votar a redação final do PL 195/07, do deputado Sandes Júnior (PP-GO), que altera a redação do caput e parágrafo 1º do artigo 588 da CLT.

Pelo projeto, transfere-se do Ministério do Trabalho e Emprego para as entidades sindicais a obrigação de comunicar à Caixa as alterações administrativas e estatutárias que ocorrerem em sua estrutura. O relator é o deputado Luiz Couto (PT-PB).

- Emissão CTPS pelos sindicatos
A matéria que retorna a pauta do colegiado é o PL 7.367/02, da Comissão de Legislação Participativa (SUG 35/2002). A proposta altera o parágrafo único do artigo 14 da CLT, a fim de permitir que as entidades representativas de trabalhadores emitam a Carteira de Trabalho e Previdência Social.

O relator, deputado Gonzaga Patriota (PSB-PE) ofereceu parecer pela constitucionalidade, juridicidade e técnica legislativa do projeto.

- Regulamentação de profissionais de beleza
A Comissão pode votar também o PL 6.960/06, que dispõe sobre a regulamentação das profissões de cabeleireiro, manicuro e pedicuro e profissionais de beleza em geral.

O relator, deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP) emitiu parecer pela constitucionalidade, juridicidade e técnica legislativa da matéria.

Comissão de Seguridade Social e Família

- Estabilidade provisória da gestante
A Comissão de Seguridade Social e Família pode votar PL 7.158/10, do Senado Federal (PLS 533/09), que acrescenta artigo 391-A à CLT, para dispor sobre a estabilidade provisória da gestante, prevista no artigo 10, II, "b", do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias.

A relatora, deputada Sueli Vidigal (PDT-ES) ofereceu parecer pela aprovação do projeto.

- Requerimentos
O colegiado pode votar também vários requerimentos, entre eles o de número 80/11, da deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ), para realização do Simpósio Nacional de Saúde.

Outro requerimento, de número 81/11, do deputado Danilo Forte (PMDB-CE), para realização de audiência pública para debater o PL 2.598, de 2007, do deputado Geraldo Resende. A proposta obriga os estudantes de Medicina, Odontologia, Enfermagem, Farmácia, Nutrição, Fonoaudiologia, Fisioterapia, Psicologia e Terapia Ocupacional, que concluírem a graduação em instituições públicas de ensino ou em qualquer instituição de ensino, desde que custeados por recursos públicos, a prestarem serviços profissionais remunerados em comunidades carentes de em suas respectivas áreas de formação.

A comissão se reúne às 9h30 desta quarta-feira (13) no plenário 7.

Comissão de Direitos Humanos e Minorias

- Assédio moral
A Comissão de Direitos Humanos e Minorias realiza, nesta terça-feira (12), audiência pública para debater o assédio moral sofrido por anistiados da Lei 8.878/94 após seu retorno à Administração Pública Federal. Foram convidados a ministra do Planejamento, Miriam Belchior; o consultor-geral da União, Arnaldo Godoy; e o secretário de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento, Duvanier Paiva Ferreira.

A reunião acontece no auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados, às 14h.

Comissão de Finanças e Tributação

- Combate à inflação
Nesta terça-feira (12), a Comissão de Finanças e Tributação realiza audiência pública para discutir as políticas de combate à inflação. Foram convidados o presidente do Banco Central, Alexandre Tombini; o gerente Executivo da Unidade de Política Econômica da Confederação Nacional da Indústria, Flávio Castelo Branco; e o presidente do Ipea, Márcio Pochmann.

A reunião vai ser no plenário 4, às 14h.









Últimas notícias

Notícias relacionadas



REDES SOCIAIS
Facebook Instagram

Sindicato dos Auxiliares de Administração Escolar em Estabelecimentos Particulares de Ensino no Distrito Federal

SCS Quadra 1, Bloco K, Edifício Denasa, Sala 1304,
Brasília-DF, CEP 71398-900 Telefone (61) 3034-8685
recp.saepdf@gmail.com