Entidades querem apoio popular para impeachment de Arruda

Brasília-DF, domingo, 19 de maio de 2024


Brasília, terça-feira, 1 de dezembro de 2009 - 16:11

DESVIO DE VERBA

Entidades querem apoio popular para impeachment de Arruda


Fonte: Brasília Confidencial

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), a Confederência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) iniciaram neste domingo (29), um movimento que pretendem ver transformado em "marcha cívica" contra a quadrilha que, segundo inquérito da Polícia Federal, desviou R$ 60 milhões dos cofres públicos do Distrito Federal, nos últimos anos, para o governador, José Roberto Arruda; o vice-governador, Paulo Octávio; o presidente da Câmara Legislativa, Leonardo Prudente – todos do DEM -, mais secretários de Estado, deputados distritais de vários partidos, um conselheiro do Tribunal de Contas e empresários.

Ao mesmo tempo, as direções de três partidos – PDT, PSB e PPS – romperam com o Governo Arruda e entregaram os cargos ocupados por seus representantes. As entidades, mais estes partidos e mais o PT, que fazia solitária oposição a Arruda, querem o impeachment do governador.

O PSDB e o DEM continuavam ontem sem saber o que fazer. Os tucanos prometeram descer do muro hoje. O comando do DEM se reuniu ontem com Arruda e Paulo Octávio. Saiu dessa reunião, sem resolver coisa alguma, para outra reunião em que decidiu fazer mais uma hoje.

"Ele fez explicações bastante técnicas sobre as denúncias. Mas não posso dizer qual será a decisão do DEM sobre o caso, porque precisamos conversar sobre suas justificativas", foi o que conseguiu dizer o presidente nacional do DEM, deputado Rodrigo Maia.

Fora do âmbito partidário, as entidades mobilizadas contra a corrupção apostam, essencialmente, na mobilização popular.

"Temos que dar um basta nesses casos e só conseguiremos se tiver pressão forte da sociedade, dos eleitores. Nós temos como parceiras a CNBB, alguns sindicatos, temos recebido vários telefonemas de entidades que querem se unir na marcha cívica para que possamos ter um querer coletivo e não individual", disse o presidente nacional da OAB, Cezar Britto.

Ao longo do dia, videos até então inéditos sobre a operação da quadrilha foram tornados públicos.

Ao primeiro, que mostrou Arruda recebendo maços de dinheiro, e ao segundo, que exibiu o presidente da Câmara Legislativa, Leonardo Prudente, enchendo de dinheiro os bolsos e as meias, somou-se ontem, entre outros, uma obra-prima digna de qualquer antologia sobre a bandidagem.

No vidceo, depois de receberem as mesadas de Durval Barbosa, o homem da mala, os deputados distritais Leonardo Prudente e Junior Brunelli se abraçam a ele, rezam e pedem graças a Durval, pela generosidade de seu coração.

"Lamento que a religião esteja tão banalizada", reagiu o secretário-geral da CNBB, dom Dimas Barbosa. Ele disse que se sentiria revoltado de visse a oração à propina.

Em outros videos, o empresário Alcyr Collaço guarda dinheiro sob a cueca e a deputada Eurides Brito (PMDB), líder do governo na Câmara Legislativa, enche a bolsa com maços de notas.









Últimas notícias

Notícias relacionadas



REDES SOCIAIS
Facebook Instagram

Sindicato dos Auxiliares de Administração Escolar em Estabelecimentos Particulares de Ensino no Distrito Federal

SCS Quadra 1, Bloco K, Edifício Denasa, Sala 1304,
Brasília-DF, CEP 71398-900 Telefone (61) 3034-8685
recp.saepdf@gmail.com