A democracia que queremos e o combate às desigualdades

Brasília-DF, sábado, 27 de abril de 2024


Brasília, sábado, 15 de julho de 2023 - 22:0

A democracia que queremos e o combate às desigualdades


Por: Antônio Augusto de Queiroz*     |    

Em recente visita à França, o presidente Lula, ao falar para alguns chefes de Estado sobre a questão climática, chamou a atenção para a necessidade urgente de o combate às desigualdades e para o papel dos organismos multilaterais no enfrentamento dessa emergência humanitária, levantando debate importante a respeito do tipo de democracia que queremos para o Brasil e para o mundo neste momento da História.

O problema da desigualdade, presente em todos os países e que é responsável pela crise humanitária existente no mundo, não se resolve apenas com princípios abstratos da democracia representativa — aquela procedimental, institucional ou formal —, mas com a concretude das demandas materiais do povo mediante a democracia substantiva, que, além dos aspectos formais, pressupõe participação efetiva e atendimento das necessidades básicas dos povos.

De fato, a desigualdade de renda, de oportunidade, de acesso a bens materiais e imateriais, é brutal e num cenário desses não há regime político democrático que se sustente cuidando apenas das liberdades e das formas de exercício do poder. O cidadão, que é fonte do poder, não aceita mais como ético esse tipo de democracia, no sentido apenas formal, que busca o apoio, o voto e a legitimação do exercício do poder, sem compromisso com o atendimento de suas necessidades, aspirações e demandas.

Financeirização e individualismo
Realmente, nesse mundo dominado pela financeirização da economia e pelo individualismo, o que tem acontecido é que muitas vezes o eleitor que legitima o regime político — em lugar de ser a prioridade máxima dos governantes — se constitui na principal vítima da agenda adotada pelos titulares dos poderes, numa completa inversão de valores ou manipulação da vontade popular.

Esse debate faz todo o sentido na atualidade, especialmente neste mundo globalizado, no qual as elites econômicas e sociais, integrantes das classes altas e ricas da sociedade, muitas vezes promotora de desigualdades, quando ficam inseguros ou insatisfeitos em seus países de origem, após terem usufruído do Estado (estudando em universidades públicas) e acumulado recursos (explorando atividades lucrativas) ou adquirido direitos (aposentadoria etc.), por exemplo, de forma egoísta, simplesmente o deixam, comprando sua cidadania em outro país em busca de melhor qualidade de vida.

Fala oportuna de Lula
Nessa perspectiva, a fala de presidente Lula foi muito oportuna e até fundamental também para o Brasil, pois essa não apenas levanta o debate acerca do tipo de democracia que queremos, mas sugere a necessidade de passos concretos, de um lado, apresentando as diferenças entre democracia meramente representativa e democracia substantiva, e, de outro, recomendando o uso e aproveitamento dos espaços institucionais para fortalecer o exercício da cidadania e propor medidas concretas visando modelo de democracia que seja participativo, inclusivo e justo.

Quanto à primeira dimensão, relativa ao conceito de democracia, parece evidente, a que praticamos, a representativa ou formal, que alcança apenas a constituição e organização dos poderes políticos e os direitos civis (direito à vida, à liberdade, à propriedade, à igualdade perante a lei, o direito de ir e vir, de expressão e pensamento etc.) e os direitos políticos (direito de votar e de ser votado, de associação, de manifestação e de fundar e participar de partido político etc.), não satisfaz nem atende às demandas e necessidades reais dos povos.

Assim, se a democracia não for comprometida com valores e garantidora de igualdade no acesso aos bens e necessidades básicas, como educação, saúde, segurança, transporte, alimentação e lazer, assim como com a efetiva participação da cidadania, não se sustenta.

Por isso, é preciso evoluir, mesmo que de forma incremental, para a democracia substantiva, cujo escopo vai além dos aspectos formais e visa dar concretitude aos seus enunciados, regulando os fatos jurídicos relacionados a bens e utilidades da vida, além de estender a influência do cidadão sobre a formulação e implementação de políticas públicas e sobre as prioridades orçamentárias, e, portanto, avançando sobre os direitos materiais, especialmente os sociais, econômicos e culturais.

Fortalecer a cidadania e propor medidas concretas
Quanto à segunda dimensão, de utilização de espaços institucionais para fortalecer a cidadania e propor medidas concretas, o governo do presidente Lula já deu passos importantes ao criar os conselhos de Participação Social e de Desenvolvimento Econômico e Social Sustentável, ambos na Presidência da República.

Que são espaços de escuta e formulação de políticas públicas para a valorização de sociedade civil ativa e diversa e mercado economicamente competitivo e produtivo.

O Conselho de Participação Social, sob a coordenação da Secretaria-Geral da Presidência da República, por exemplo, lidera nesse momento, com o Ministério do Planejamento e Orçamento, o debate do Plano Plurianual, o PPA Participativo, em todas as regiões e segmentos organizados do País.

O objetivo é ouvir a população e receber sugestões para a definição dos objetivos, das diretrizes, das prioridades e das metas do governo federal para os próximos 4 anos, que serão estabelecidos e desenvolvidos de forma regionalizada.

Conselhão
O Cdees (Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social Sustentável) - Conselhão, sob a direção da SRI (Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República), em linha com o desafio de promover articulação da sociedade civil para a consecução de modelos de desenvolvimento configurador de novo e amplo contrato social, por sua vez, tem a missão de aconselhar e recomendar ao presidente da República novas políticas públicas ou contribuir para o aperfeiçoamento de políticas já existentes.

O Conselhão, em sua missão de contribuir para o aprimoramento da democracia e ampliar a participação dos agentes econômicos e sociais nas decisões governamentais, em plena sintonia com a dimensão substantiva da democracia, se estruturou em 5 comissões temáticas: 1) Combate de Desigualdades; 2) Assuntos Econômicos; 3) Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; 4) Direito e Democracia; e 5) Tecnologia e Transformação Digital.

Direitos
A solução, dentro da lógica da democracia substantiva, passa por compromissos e atitudes políticas. E isso, sob a liderança de governos inclusivos, eficazes e íntegros, é plenamente possível, tanto na dimensão de fortalecer os mecanismos amplos de consulta, incluindo plebiscito, refendo e iniciativa popular e promover novas formas de accountability (prestação de contas), quanto na perspectiva de plena implementação das conquistas do processo civilizatório, representado pelas 5 gerações de direitos: civis, políticos, sociais, econômico e culturais, difusos e coletivos e os bioéticos.

Porém, na realidade atual, não basta promover a participação e incluir o povo pobre no orçamento, é preciso também combater as campanhas de ódio e a disseminação de fake news — promovidas pela extrema-direita excludente e antidemocrática contra as pessoas, agentes políticos e instituições que defendem especialmente as 3 últimas gerações de direitos — que corroem os fundamentos do regime democrático e da forma republicana de governo, além de promover a rejeição ao sistema político de alternância no poder.

Promover a inclusão
A revolução tecnológica, com os avanços da robótica, da digitalização e da automação devem servir para promover bem-estar, reduzindo a presença do homem no trabalho repetitivo, insalubre e isolado, assim como as facilidades, comodidades e rapidez proporcionada pela rede mundial de computadores, a partir do uso da internet e dos diversos mecanismos de comunicação virtual, devem servir para educar, informar, entreter e, principalmente, para promover a inclusão, a interação e a paz social, e não para promover a disseminação de fake news.

O acesso facilitado à essas tecnologias devem, também, propiciar o avanço da própria democracia participativa, mas com amplo acesso à informação idônea e compreensível ao cidadão sobre o governo, suas instituições, políticas e propostas.

Democracia substantiva
O caminho, como se vê, passa pela valorização da democracia substantiva, que, de um lado, combate desigualdade, exclusão e egoísmo, e, de outro, assegura a participação e proteção às minorias e aos grupos mais vulneráveis à violência, ao desemprego e às privações.

Sinalizar para a cidadania plena, com participação popular e acesso às 5 gerações de direitos, contribui para melhorar o humor e o ambiente político, para resgatar o sentimento de confiança em um mundo melhor, a partir da expectativa de mais dignidade e respeito aos direitos humanos e às novas formas de diálogo e disputas políticas, além de facilitar o combate às fake news, essa erva daninha utilizada para espalhar o ódio e desagregar as pessoas, as famílias e os países.

(*) Jornalista, analista e consultor político, mestre em Políticas Públicas e Governo pela FGV. É sócio-diretor das empresas “Consillium Soluções Institucionais e Governamentais” e “Diálogo Institucional Assessoria e Análise de Políticas Públicas”, foi diretor de Documentação do Diap. É membro do Cdess (Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social Sustentável da Presidência da República) - Conselhão. Publicado originalmente na revista eletrônica Teoria&Debate









Últimas notícias

Notícias relacionadas



REDES SOCIAIS
Facebook Instagram

Sindicato dos Auxiliares de Administração Escolar em Estabelecimentos Particulares de Ensino no Distrito Federal

SCS Quadra 1, Bloco K, Edifício Denasa, Sala 1304,
Brasília-DF, CEP 71398-900 Telefone (61) 3034-8685
recp.saepdf@gmail.com