Pré-sal e salário mínimo estão na pauta da Câmara desta semana

Brasília-DF, domingo, 19 de maio de 2024


Brasília, terça-feira, 3 de novembro de 2009 - 14:39

AGENDA POLÍTICA

Pré-sal e salário mínimo estão na pauta da Câmara desta semana


Fonte: Diap

Comissões que analisam projetos do marco regulatório do pré-sal poderão votar pareceres esta semana. Deputados poderão votar emenda ao PL 1/07, paridade de reajuste dos benefícios previdenciários com política do salário mínimo

divulgação

Esta semana, entre terça e quarta-feira (4), as comissões especiais que analisam os projetos do marco regulatório do pré-sal podem votar os pareceres dos relatores. A previsão para votação dos projetos em plenário é o dia 10 de novembro, próxima quarta-feira.

Está prevista para votação, nesta quarta-feira (4), a emenda do Senado ao PL 1/07, que trata da política de atualização e recuperação do salário mínimo até 2023.

A emenda determina a paridade do reajuste dos benefícios previdenciários - aposentadorias e pensões - acima do mínimo segundo a política estabelecida pelo projeto de lei.

Proventos integrais na invalidez
A comissão especial de Proventos Integrais na Invalidez, que analisa PEC 270/08, deve votar, nesta terça-feira (3), o parecer do relator, deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB/SP).

Aposentadoria especial de servidores públicos
A Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara promove, nesta terça-feira (3), audiência pública sobre a regulamentação da aposentadoria especial de servidores públicos.

PT: novo portal
O Partido dos Trabalhadores fez, na última terça-feira (27), o pré-lançamento de seu novo portal na Internet, que irá ao ar nesta semana. O evento acontece em Brasília. Serão apresentadas as novas ferramentas de comunicação do partido, como a TV PT e a Rádio PT Web.

Participam do evento, o presidente Ricardo Berzoini e o secretário de Comunicação Gleber Naime, entre outros dirigentes do partido.

Centrais na OIT
Representantes das seis centrais sindicais entregaram, nesta segunda-feira (2), em Genebra (Suíça), denúncia ao diretor-geral da OIT (Organização Internacional do Trabalho), Juan Somavia, para reclamar da interferência do MPT (Ministério Público do Trabalho) e da Justiça do Trabalho no movimento sindical.

PEC dos Vereadores
Nesta quinta-feira (5), o Supremo Tribunal Federal (STF) julga Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) do Inciso I do artigo 3º da EC 58/09, que alterou a redação do inciso IV do caput do artigo 29 e do artigo 29-A da Constituição, que trata da composição das Câmaras Municipais.

A emenda aumentou em torno de 7.800 as vagas de vereadores e o dispositivo questionado pela Procuradoria Geral da República e OAB é sobre o seu efeito retroativo às eleições de 2008.

Venezuela no Mercosul
O Senado poderá votar, nesta quarta-feira (4), o protocolo de adesão do novo sócio no Mercosul - Venezuela - bloco econômico formado por Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai.

Na última quinta-feira (29), a Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional aprovou o protocolo por 12 votos favoráveis, contra 5.

Veja, a seguir, a previsão dos principais acontecimentos políticos desta semana:

Segunda-feira (2)
- Feriado nacional (Finados).

- Centrais sindicais apresentaram denúncia na OIT contra perseguição ideológica contra os representantes dos trabalhadores e pelos atos de ingerência praticados pelo Ministério Público do Trabalho e pelo Poder Judiciário.

Terça-feira (3)
- A direção da Federação Interestadual dos Trabalhadores em Entidades Sindicais (Fites) e sindicatos filiados reúnem-se com ministro do Trabalho e Emprego. Na pauta: 1) direito de organização sindical; e 2) Portaria 993/08.

- A comissão especial do Pré-sal que analisa a criação do Fundo Social pode votar o parecer do deputado Antonio Palocci (PT/SP).

- A comissão especial do Pré-sal que analisa o Regime de Partilha pode votar o parecer do deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB/RN).

- A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara promove audiência pública sobre a regulamentação do pré-sal com o presidente da Petrobras, José Gabrielli, e o diretor-geral da Agência Nacional do Petróleo, Haroldo Lima, entre outros.

- A Comissão de Agricultura da Câmara realiza audiência pública para discutir a proposta orçamentária de 2010 no sentido de buscar uma equalização de preços e juros destinados à execução da Política de Garantia dos Preços Mínimos e subvenção ao seguro rural com o relator do Orçamento, deputado Geraldo Magela (PT/DF) e Nelson Machado, secretário-executivo do Ministério da Fazenda, entre outros.

- A Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara promove audiência pública sobre a regulamentação da aposentadoria especial de servidores públicos.

- Termina o prazo de apresentação de emendas ao parecer preliminar do deputado Geraldo Magela (PT/DF) ao Orçamento da União para 2010.

- O ministro do Desenvolvimento, Miguel Jorge, viaja para Havana, Cuba, onde vai presidir a primeira reunião do Grupo de Trabalho Brasil-Cuba. Miguel Jorge também participará da 26ª edição da Feira Internacional de Havana (Fihav 2009) e manterá encontros com autoridades daquele país.

- Henrique Meirelles realiza palestra Global Economic Governance Lecture 2009-10, na Universidade de Oxford, Inglaterra.

- O Ministério do Desenvolvimento divulga o saldo da balança comercial em outubro.

- O IBGE divulga a produção industrial de setembro.

Quarta-feira (4)
- A Câmara pode votar emenda do Senado ao PL 1/07, que garante a todos os benefícios mantidos pela Previdência Social o mesmo aumento concedido ao salário mínimo.

- O diretor do Instituto Real de Relações Internacionais de Londres entrega ao presidente Lula, o Prêmio Chatham House 2009 por sua liderança na América Latina.

- Henrique Meirelles participa da Inauguração do escritório do BNDES em Londres, Inglaterra.

- O plenário do Senado pode votar adesão da Venezuela ao Mercosul.

- A Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara realiza audiência pública com os ministros Guido Mantega (Fazenda) e Edson Lobão (Minas e Energia) e os presidentes da Aneel, Nelson Hubner, e do Tribunal de Contas da União, Ubiratan Aguiar, sobre o cálculo de reajuste tarifário aplicado nas contas de energia elétrica a partir da Portaria Interministerial 25, de 24 de janeiro de 2002.

- Último dia para que os senadores apresentem recurso para que o projeto que modifica a lei do inquilinato seja analisado pelo plenário. Se não for apresentado recurso, o projeto segue para sanção do presidente da República.

- A comissão especial do Pré-sal que analisa a capitalização da Petrobras pode votar o parecer do deputado João Maia (PR/RN).

- A comissão especial do Pré-sal que analisa a criação da Petrosal pode votar o parecer do deputado Luiz Fernando de Faria (PP/MG).

- Supremo Tribunal Federal (STF) julga processo contra o senador Eduardo Azeredo (PSDB/MG) por suposta prática de peculato e de lavagem de dinheiro na campanha ao governo do estado de Minas Gerais, em 1998.

Quinta-feira (5)
- O presidente Lula participa, em Londres, da conferência "Investindo no Brasil", organizada pelo Financial Times. Acompanham o presidente os ministros Guido Mantega e Dilma Rousseff e os presidentes do Banco Central, Henrique Meirelles, e do BNDES, Luciano Coutinho.

- Henrique Meirelles realiza palestra no Financial Times Investing in Brazil Summit, em Londres, Inglaterra.

- A Comissão Mista de Orçamento pode votar o parecer preliminar do deputado Geraldo Magela (PT/DF) ao Orçamento da União para 2010.

- O Supremo Tribunal Federal julga constitucionalidade de dispositivo da Emenda Constitucional 58 que aumentou em torno de 7.800 as vagas de vereadores com efeito retroativo às eleições de 2008.

- A CNI divulga indicadores industriais de setembro.

Sexta-feira (6)
- Prefeitos e vice-prefeitos petistas promovem seminário, na sexta e sábado (7), que contará com a participação da ministra Dilma Rousseff.

- Henrique Meirelles realiza palestra no Bradesco Day 2009, em Londres, Inglaterra. Também participa da inauguração do escritório da BM&F.

- O FST/MG realiza seu 2º encontro, no Sesc Venda Nova, em Belo Horizonte/MG, onde serão debatidos temas como a redução da jornada de trabalho; fim do fator previdenciário e reajuste dos aposentados; Portaria 186; Reforma Agrária (Índice de Produtividade); Conclat - convenções 151 e 158 da OIT; e fraude no Ponto Eletrônico.









Últimas notícias

Notícias relacionadas



REDES SOCIAIS
Facebook Instagram

Sindicato dos Auxiliares de Administração Escolar em Estabelecimentos Particulares de Ensino no Distrito Federal

SCS Quadra 1, Bloco K, Edifício Denasa, Sala 1304,
Brasília-DF, CEP 71398-900 Telefone (61) 3034-8685
recp.saepdf@gmail.com