Brasília, quinta-feira, 6 de novembro de 2025 - 10:50
SAEP lança série e ressalta conquistas nas Convenções Coletivas do Ensino Superior e da Educação Básica
Entidade destaca avanços salariais e a importância da atuação sindical para garantir negociações justas, equilibradas e contínuas
A partir desta quinta-feira (6), o SAEP inicia a série “Por Dentro das Convenções Coletivas”, com o objetivo de destacar os principais avanços obtidos nas negociações das CCT (Convenções Coletivas de Trabalho) do Ensino Superior e da Educação Básica.
Série visa valorizar a trajetória de lutas da entidade e da categoria ao longo desses 20 de fundação do SAEP.
Leia também: Sem sindicatos, até o ar teria dono e Assinada Convenção Coletiva do Ensino Superior 2025/2027
O foco da iniciativa é evidenciar a evolução dos acordos salariais e benefícios ao longo dos 20 anos de história do Sindicato. Processo que, segundo a presidente da entidade, Maria de Jesus da Silva, não existiria sem a atuação firme frente aos sindicatos patronais.
Negociações que garantem equilíbrio
O SAEP ressalta que é o Sindicato dos trabalhadores que convoca e conduz as negociações, já que, historicamente, os representantes patronais evitam ou adiam indefinidamente o diálogo. “Dependesse dos patrões, as negociações ficariam para as calendas gregas”, afirma a direção da entidade.
Para Maria, valorizar o SAEP é ato de consciência coletiva. “Sem o Sindicato, não haveria avanços nem equilíbrio nas mesas de negociação. Fortalecer o SAEP é fortalecer a categoria”, reforça a presidente.
Ensino Superior: conquistas que valorizam a luta
Com base no documento “Ensino Superior: Conquistas que valem a pena e valorizam a luta”, o Sindicato apresenta os primeiros resultados da nova CCT. Entre esses, está o reajuste do piso salarial, previsto na Cláusula Terceira, que estabelece:
• Piso de R$ 1.552,81 a partir de 1º de julho de 2025;
• Reajuste para R$ 1.560 a partir de 1º de agosto de 2025; e
• Garantia de correção automática, caso o valor fique abaixo do salário mínimo vigente.
Estes valores podem melhorar sempre. Mas isto também depende da capacidade de luta da categoria.
Compromisso com a valorização
Ao lançar a série, o SAEP reafirma sua missão de defender salários dignos, direitos e condições de trabalho justas para todos os profissionais da educação.
O Sindicato também conclama a categoria a fortalecer a entidade, unindo-se para garantir novas conquistas e ampliar os benefícios coletivos.
“Cada avanço foi fruto de muita luta, persistência e diálogo. O que conquistamos até aqui mostra que só com união e mobilização conseguimos transformar a realidade da categoria”, destaca a direção do SAEP.
Todos os dias, até esgotar a série, vamos “destrinchar” essas informações das CCT, a fim de informar à categoria sobre o conteúdo dessas convenções coletivas. Boa leitura!
Últimas notícias
Câmara amplia licença-paternidade para 20 dias em 4 anos
5/11 - 20:24 |
Quando crime vira terrorismo, a democracia vira alvo
5/11 - 20:16 |
Senado aprova isenção de IR proposta por Lula e amplia taxação sobre grandes fortunas e dividendos
4/11 - 12:52 |
País ainda paga menos às mulheres: diferença média é de 21,2%
4/11 - 12:1 |
Supremo proíbe reajuste de mensalidades de planos de saúde acima dos 60 anos

