Brasília, quinta-feira, 13 de março de 2014 - 16:43
TRANSPARÊNCIA
LAI do Distrito Federal responde a 87% dos pedidos em 11 meses
Fonte: Agência Brasília
Das 3.603 solicitações apresentadas pelos cidadãos a órgãos e entidades do governo, 3.134 foram atendidas, em prazo médio de 14 dias
Os órgãos e entidades do Poder Executivo receberam 3.603 solicitações de informação nos 11 primeiros meses de vigência da Lei de Acesso à Informação do Distrito Federal. Até as 17h desta quarta-feira (12), 3.134 (87%) solicitações já haviam sido respondidas. Segundo o Sistema Eletrônico do Serviço de Informações ao Cidadão (e-SIC), criado para acompanhar os pedidos de forma centralizada, os órgãos estão levando, em média, 14 dias para apresentar as respostas.
Ainda segundo o e-SIC, entre os pedidos já respondidos, apenas 105 (3%) tiveram a resposta negada, por alguns motivos, como a informação pedida tratar de dados pessoais, documento sigiloso, pedido que exige tratamento de dados, pedido genérico e/ou pedido incompreensível. Em 135 casos (4%), o acesso foi parcialmente concedido, enquanto em 212 situações (7%) a solicitação não era um pedido de informação.
Um total de 114 (4%) pedidos não pôde ser atendido por não tratar de matéria da competência legal do órgão demandado. A informação não existia em 80 casos (3%). Oitenta e quatro pedidos (3/%) eram repetidos. Na maioria dos casos, 2.404 ou 77% do total, o acesso à informação solicitada foi concedido.
De acordo com a Lei de Acesso à Informação (Lei nº 4.990/2012, em vigor desde 12 de abril de 2013), qualquer pessoa pode ter acesso a documentos e informações produzidas ou custodiadas por órgãos públicos, em todos os poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário) e níveis de governo (União, Estados, Municípios e Distrito Federal), desde que não estejam classificadas como sigilosas.
Pela lei, os dados solicitados devem ser fornecidos no prazo de 20 dias, prorrogáveis por mais dez. O requerente não precisa justificar o pedido, que pode ser feito pela internet, por meio do sistema e-SIC ou pessoalmente, no Serviço de Informações ao Cidadão (SIC) do respectivo órgão.
Últimas notícias
SAEP convoca filiados para Assembleia de eleição dos delegados que irão para o 11º Conatee
5/6 - 17:53 |
SAEP apoia greve dos professores da rede pública; docente mal remunerado é descompromisso com educação de qualidade
3/6 - 18:24 |
Racismo: discriminação na UCB reacende debate, que sempre volta porque não é enfrenado como problema de Estado
3/6 - 16:3 |
A anistia aos golpistas é teratológica
21/5 - 15:22 |
Maio Laranja: proteger crianças e adolescentes é tarefa de todos
Notícias relacionadas
SAEP apoia greve dos professores da rede pública; docente mal remunerado é descompromisso com educação de qualidade
3/6 - 18:24 |
Racismo: discriminação na UCB reacende debate, que sempre volta porque não é enfrenado como problema de Estado
21/5 - 15:22 |
Maio Laranja: proteger crianças e adolescentes é tarefa de todos
26/4 - 18:3 |
SAEP e Sindepes negociam para fechar Convenção e reajustar salário
17/4 - 19:33 |
TCDF quer sua opinião sobre transporte público coletivo por ônibus