Brasília, segunda-feira, 16 de março de 2009 - 16:59 | Atualizado em: 17 de março de 2009
FINANCIAMENTO ESTUDANTIL
Bolsista parcial do ProUni pode usar Fies
Prazo para se inscrever no programa de financiamento vai até 20 de março. Ficha de inscrição está na página eletrônica da Caixa

O estudante universitários que tem bolsa parcial do Programa Universidade para Todos (ProUni), pode conseguir financiamento para pagar a parte da mensalidade não coberta pela bolsa. O prazo para se inscrever no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), vai até 20 de março.
Para isto, o estudante precisa estar matriculado em instituição de ensino superior privada, que tenha aderido ao Fies em 2009, e ser bolsista parcial do ProUni.
A ficha de inscrição está na página eletrônica da Caixa, administradora financeira do programa. Depois de preencher o documento, o aluno deve imprimi-lo em duas vias e entregá-lo na instituição de ensino superior.
Para os estudantes dos cursos de licenciatura, normal superior e pedagogia e para as carreiras que integram o catálogo de cursos Superiores de Tecnologia, os juros anuais do Fies são de 3,5%, e para os demais cursos, 6,5% ao ano. Durante o curso, o beneficiário do programa paga uma taxa de R$ 50, a cada três meses, para amortizar os juros.
Outras providências também devem ser tomadas pelo bolsista parcial do ProUni que vai buscar o financiamento. Ele pode apresentar um ou mais fiadores (com comprovação de renda) ou utilizar a fiança solidária.
Na fiança solidária, grupos de três a cinco alunos, matriculados na mesma instituição, tornam-se fiadores uns dos outros, responsabilizando-se pelo pagamento das prestações de todos os participantes do grupo. Além de não se exigir comprovação de renda.
Detalhes do processo de inscrição, prazo, fiadores, lista de documentos estão descritos na Portaria nº 3/09. (Com MEC)
Últimas notícias
PL prevê volta da assistência sindical na homologação de demissões
10/6 - 10:7 |
Prazo para inscrição no Enem 2025 é prorrogado até sexta-feira (13)
6/6 - 15:22 |
SAEP convoca filiados para Assembleia de eleição dos delegados que irão para o 11º Conatee
5/6 - 17:53 |
SAEP apoia greve dos professores da rede pública; docente mal remunerado é descompromisso com educação de qualidade
3/6 - 18:24 |
Racismo: discriminação na UCB reacende debate, que sempre volta porque não é enfrentado como problema de Estado
Notícias relacionadas
Contra juros na lua, centrais protestam em Dia Nacional de Mobilização por Mais Empregos
24/2 - 17:47 |
Dia da conquista do voto feminino: 93 anos de luta e os desafios para a igualdade de gênero na política brasileira
2/1 - 8:36 |
Realidade x esquizofrenia da imprensa e analistas de mercado
28/11 - 11:47 |
Além do governo, deputados preparam PEC para cortes de despesas
4/11 - 14:34 |
Sindicato: necessária instância coletiva